Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Polícia faz operação contra organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em Pinhais

Por Comunicação. Publicado em 08/11/2024 às 13:03.

Polícia faz operação contra organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em Pinhais

Paraná bate recorde de mortes por câncer de próstata; campanha novembro azul chama atenção para o diagnóstico precoce

Ciclone bomba pode se formar próximo ao Paraná e atingir o litoral na semana que vem

As informações com Mauro Contti


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizaram na manhã desta sexta-feira (8), uma operação contra uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Foram 15 mandados de busca e apreensão, na ação que busca atingir locais mapeados após investigações intensivas, iniciadas em agosto. Os endereços pertencem a suspeitos com históricos de envolvimento com o tráfico na cidade.
////
O número de mortes por câncer de próstata bateu recorde no Paraná, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. No ano passado, foram registradas cerca de três mortes por dia em decorrência da doença no estado. No total foram 1.136 óbitos atribuídos à neoplasia maligna da próstata. O ano de 2023 superou os registros desde o início da série histórica, em 1979. A campanha Novembro Azul reforça a importância do exame de toque para homens com mais de 40 anos e dos exames preventivos.
////
Após uma semana de chuvas intensas, o Sul do Brasil pode enfrentar um novo fenômeno meteorológico com a possível formação de um ciclone bomba no Oceano Atlântico, próximo ao litoral brasileiro. Conforme as previsões, o sistema pode se formar na terça-feira (12), trazendo ventos fortes para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O ciclone bomba ocorre quando há uma queda rápida de pressão atmosférica — de 24 milibares ou mais em 24 horas —, o que resulta na intensificação dos ventos. Embora o ciclone deva se formar sobre o mar e não atingir diretamente o território brasileiro, ele pode gerar rajadas significativas de vento no Paraná, especialmente nas áreas litorâneas.