O guia orienta a criação da Comissão de Transição, detalhando atividades essenciais. Além de abordar requisitos de transparência, comunicação, diagnóstico situacional, entre outros
Flávia Consoli
O Governo do Estado deu início à distribuição do Guia de Transição para prefeitos e prefeitas eleitos que vão tomar posse em 1º de janeiro de 2025. O material visa apoiar as novas gestões municipais durante o processo de transição. O guia orienta a criação da Comissão de Transição, detalhando atividades essenciais. Além disso, aborda requisitos de transparência, comunicação, diagnóstico situacional, diretrizes para recursos humanos, encerramento financeiro, responsabilidades fiscais e boas práticas para uma gestão inovadora e eficiente. O secretário do Planejamento, Guto Silva, ressalta que o documento destaca pontos críticos e melhores práticas para assegurar a integridade administrativa e a confiança da população
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O diretor de Projetos da Secretaria, Marcos Marini, reforça que o material tem como objetivo principal apoiar as gestões municipais em seus desafios
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A transição de governo é um momento crucial, pois, ao assegurar uma gestão bem preparada desde o início, as administrações municipais ganham tempo para focar no desenvolvimento de suas políticas públicas, minimizando os impactos de descontinuidades e de incertezas. O chefe do Executivo não só deve estar alinhado com os processos e diretrizes que garantem o bom funcionamento da máquina pública, como também deve ser capaz de liderar a implementação de um planejamento estratégico que priorize as necessidades mais urgentes de sua população, assegurando que as ações públicas sejam eficazes e transparentes.