
A nova estrutura não só irá aumentar a produtividade do porto, como também reduzirá o número de cruzamentos ferroviários na cidade, de 16 para cinco, além de promover uma integração mais eficaz entre os operadores portuários e o cais
Por Flávia Consoli
Comemorando 90 anos de história, o Porto de Paranaguá solidifica sua posição como um dos maiores exemplos de eficiência e produtividade no cenário logístico internacional. O sucesso da operação portuária está atrelado a investimentos contínuos em tecnologia e em projetos inovadores, como a construção do Moegão, que recebe um aporte superior a R$ 600 milhões e já está 30% concluída. A nova estrutura não só irá aumentar a produtividade do porto, como também reduzirá o número de cruzamentos ferroviários na cidade, de 16 para cinco, além de promover uma integração mais eficaz entre os operadores portuários e o cais. Victor Kengo, diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, destaca que essa é a maior obra portuária em andamento no Brasil
SONORA
Atualmente, 353 trabalhadores estão envolvidos na construção da moega, com previsão de entrega até o final deste ano. O novo acesso ferroviário ao Porto de Paranaguá será ajustado para o funcionamento do sistema, com a carga sendo descarregada diretamente nos funis subterrâneos e transportada por correias até os elevadores de canecas, que por sua vez, a levam para as correias transportadoras aéreas, conectadas aos terminais portuários. A nova infraestrutura permitirá um aumento de 60% na capacidade de movimentação ferroviária, passando de 550 para 900 vagões por dia. Além da expansão física, o Porto de Paranaguá segue avançando na modernização de seus processos internos. Em 2024, a Portos do Paraná implementou um sistema de “Desenvolvimento de Programas para Análise de Sistemas”, que padroniza o processamento de dados e o fluxo de informações, melhorando a gestão interna e externa. A nova solução, que opera em nuvem, foi desenvolvida conforme os protocolos e diretrizes dos órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná e a Controladoria-Geral do Estado, e passou por testes unitários com 100% de conformidade.