Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Polícia cumpre 79 mandados contra suspeitos de fraudes aos cofres de 5 cidades do PR

Por Comunicação. Publicado em 08/04/2025 às 13:00.

Polícia cumpre 79 mandados contra suspeitos de fraudes aos cofres de 5 cidades do PR

Mais 90% das cidades do Paraná não possuem planos municipais de direito das mulheres

As informações com Mauro Contti


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu 79 mandados judiciais contra um grupo suspeito de desviar, por meio de fraudes, mais de R$ 3 milhões de contas bancárias de cinco municípios paranaenses. A ação ocorreu de forma simultânea em nove estados brasileiros. Foram 43 mandados de prisão pelos crimes de associação criminosa e estelionato, além de 36 de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados.
As investigações, iniciadas em 2023, apuram o desvio fraudulento de recursos públicos dos municípios de Doutor Camargo, Iporã, São Manoel do Paraná, Roncador e Paranapoema. Membros da organização criminosa se passavam por funcionários de empresas vinculadas a instituições bancárias e entravam em contato com os responsáveis financeiros das prefeituras. Até o momento, a PCPR identificou 38 beneficiários diretos das transferências ilícitas, a maioria localizada nos estados do Ceará e São Paulo.
///
Um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), demonstra que, atualmente, 344 cidades não têm planos próprios para reforçar o direito das mulheres. Para chegar ao resultado, um questionário abordou temas relacionados à gestão, assistência social, educação, saúde, segurança e trabalho. A pesquisa foi enviada aos 399 municípios do Paraná e, segundo o TCE, 381 cidades responderam.
Um dos pontos mais críticos observados, de acordo com o levantamento, foi em relação ao incentivo ao emprego. Conforme a pesquisa, 90,55% das cidades responderam que não possuem programas específicos para a inclusão de vítimas em situação de violência doméstica ou sexual no mercado de trabalho.