Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Comercialização de ostras é liberada no litoral pela Adapar

Por Comunicação. Publicado em 09/04/2025 às 13:01.

Comercialização de ostras é liberada no litoral pela Adapar

Boletim semanal registra 5.404 novos casos de dengue e mais 8 óbitos

Internet rural cresce 11% em um ano no Paraná, segundo a Anatel

As informações com Mauro Contti


A comercialização e o consumo de moluscos bivalves, que englobam ostras, mexilhões, vieiras e berbigões, na área de Cabaraquara, município de Guaratuba, no Litoral do Paraná, foram liberados. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) informou em Nota Técnica que os índices estão adequados. As novas coletas foram feitas nos dias 31 de março e 3 de abril. “Apresentaram resultados dentro dos limites permitidos para consumo humano”, diz a nota sobre as toxinas avaliadas e que fizeram com que o espaço fosse interditado. Com isso a liberação da área foi feita.
///
O Paraná registrou mais 5.404 casos e oito mortes por dengue, segundo boletim divulgado nesta terça-feira (8). Com esses dados, o novo ano epidemiológico 2025 totalizou mais de 115 mil notificações, 30 mil diagnósticos confirmados e 27 mortes. No total, 393 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 334 possuem casos confirmados.
São Paulo, Minas Gerais e Paraná concentram 73% dos casos de dengue no Brasil neste ano. Os três estados respondem ainda por 86% de todos os óbitos por dengue no país.
////
O Paraná registrou o maior avanço em cobertura de internet em áreas rurais no Brasil no último ano, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entre junho de 2023 e junho de 2024 – período com a atualização mais completa da Anatel – o Estado saltou de 51% para 62% de área coberta. O Paraná possui uma área territorial de 199 mil quilômetros quadrados, dos quais aproximadamente apenas 4 mil quilômetros quadrados correspondem a zonas urbanas, enquanto os demais 195 mil quilômetros quadrados compreendem áreas rurais. O Paraná é o sétimo com melhor conexão nacional no campo.