
Ex-arcebispo de Maringá está entre os cardeais cotados para suceder o papa Francisco
Cão sobrevive após cair de penhasco de 20 metros no Paraná
Número de visitantes nos parques estaduais no Paraná cresce mais de 9% em um ano
Com Marinna Prota
O paranaense João Braz de Aviz, ex-arcebispo de Maringá, no norte do estado, está entre os cardeais que devem participar do conclave que vai eleger o novo papa. Aos 77 anos, ele é o cardeal brasileiro mais velho com direito a voto na escolha do sucessor de Francisco, que faleceu nesta segunda-feira (21).
A convocação do conclave, rito tradicional da Igreja Católica para a eleição de um novo pontífice, deve ocorrer nos próximos 20 dias. João Braz de Aviz já participou do conclave de 2013, que elegeu o próprio Francisco. Além de Aviz, o Brasil conta com outros seis cardeais aptos a participar da eleição. No total, 138 cardeais no mundo têm direito a voto no conclave.
////
Um cachorro foi resgatado com vida pelo Corpo de Bombeiros após cair de um penhasco de cerca de 20 metros em Prudentópolis, nos Campos Gerais do Paraná. O acidente aconteceu em uma área de difícil acesso. Apesar da queda, o cão foi encontrado consciente e sem ferimentos graves. Após o resgate, ele foi entregue aos donos.
///
Os parques estaduais do Paraná registraram recorde de visitantes no primeiro trimestre de 2025. Segundo o Instituto Água e Terra, mais de 595 mil pessoas visitaram as unidades de conservação no período, um aumento de 9,2% em relação ao mesmo período de 2024 . O Parque Estadual da Ilha do Mel, em Paranaguá, liderou o ranking com mais de 203 mil visitantes.