
Evento promovido pela Secretaria da Justiça reuniu órgãos nacionais e municipais em Curitiba para fortalecer o atendimento ao cidadão e atualizar servidores sobre direitos e sistemas de registro
Por Flávia Consoli
Servidores de Procons municipais de várias regiões do Paraná participaram de uma capacitação promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania, em Curitiba. A formação teve apoio da Escola Nacional de Defesa do Consumidor, da Anatel e foi realizada na sede da Escola Superior da Polícia Civil. O objetivo foi atualizar os agentes sobre o uso do sistema ProConsumidor, que substitui o antigo banco nacional de dados e integra reclamações, denúncias e consultas de forma mais ágil. Para o secretário estadual da Justiça, Santin Roveda, a iniciativa fortalece a rede de proteção ao consumidor em todo o estado
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Durante a formação, o coordenador do sistema nacional, Alexandre Shiozaki, reforçou a importância da integração entre os órgãos estaduais, federais e municipais no atendimento ao cidadão
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Com os dados registrados, a Secretaria também alimenta a plataforma Procon em Números, que permite o acesso público às informações de atendimento. Para a coordenadora estadual, Claudia Silvano, a participação ativa dos Procons municipais é fundamental para a efetividade da política de defesa do consumidor
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Outro destaque foi a atualização das normas trazidas pelo novo Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, da Anatel. A superintendente substituta Irani Cardoso da Silva lembrou que o momento foi importante para difundir os direitos atualizados da população nessa área
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Segundo dados do Procon Paraná, só neste ano, já foram registradas quase 2 mil reclamações nas áreas de telecomunicações e produtos de telefonia e informática — o que representa 15% de todos os atendimentos no estado.