
Número de empresas abertas no Paraná cresce 23%, segundo Jucepar
Gaeco investiga suspeita de fraude de R$7 milhões em hospital universitário do Paraná
Com Marinna Prota
A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) registrou 133.130 novas empresas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) em 2025, contra pouco mais de 107 mil negócios no mesmo período do ano anterior, o que representa 23% mais empresas.
Com isso, o saldo de empresas, que é a diferença entre o número de aberturas e fechamentos de negócios, foi de 58.800 no primeiro quadrimestre deste ano, contra de 47.506 de janeiro a abril de 2024, um aumento de 23,77%.
//
O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu nove mandados de busca e apreensão em endereços de Cascavel, Quedas do Iguaçu, Cafelândia e Maringá como parte de uma investigação. A suspeita é de fraude em um contrato de R$ 7 milhões entre o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e uma empresa terceirizada. Um funcionário do próprio hospital é investigado por participação. A investigação apura os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e fraude em licitação. Por meio de nota, o hospital afirmou que colabora com as investigações.