Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Alep moderniza portal com informações sobre reuniões de comissões, agenda e projetos debatidos 

Por Redação. Publicado em 14/05/2025 às 06:36.

Alep moderniza portal com informações sobre reuniões de comissões, agenda e projetos debatidos 

Porto de Paranaguá contrata primeiras mulheres estivadoras da história 

Carreta com 39 toneladas de fertilizante que caiu no Rio Paraná é retirada

Com Marinna Prota

A Assembleia Legislativa do Paraná anunciou que a partir de agora os cidadãos terão acesso mais fácil a agenda, as pautas e as atas das reuniões das Comissões permanentes e temporárias instaladas na Casa. A disponibilidade do calendário de reuniões, dos projetos a serem debatidos em cada reunião e do resultado desses encontros é uma das novidades apresentadas pelo Poder Legislativo estadual na reformulação de seu site e do Portal da Transparência.

///

O Porto de Paranaguá contratou pela primeira vez na história mulheres para trabalharem como estivadoras no cais. Atualmente, 986 estivadores trabalham nos Portos de Paranaguá e Antonina. Em 2022 foram adaptados os primeiros banheiros femininos no local para preparar as instalações para receber esse público no ambiente de trabalho. Ao todo, 37 mulheres foram aprovadas no processo seletivo para trabalhadores portuários avulsos (TPAs), realizado pelo Ogmo (Órgão Gestor de Mão de Obra) de Paranaguá. A seleção teve 7.415 inscritos, sendo 815 mulheres. Entre as aprovadas, estão 14 estivadoras, duas arrumadoras, 15 conferentes e seis vigias. 

////

A carreta que caiu no rio Paraná com 39 toneladas de fertilizante foi retirada do local após ficar mais de 80 horas submersa. O acidente aconteceu na última sexta-feira (9) no trecho do Porto São José, em São Pedro do Paraná, no noroeste do estado. O veículo ficou a cerca de oito metros de profundidade e foi removido com auxílio de dois caminhões guincho e cabos de aço. Todas as bags com fertilizantes que estavam na carroceria também foram removidas.