Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná conseguiu reduzir mais de 60% do desmatamento ilegal na Mata Atlântica, revela MapBiomas

Por Redação. Publicado em 16/05/2025 às 06:36.

Paraná conseguiu reduzir mais de 60% do desmatamento ilegal na Mata Atlântica, revela MapBiomas

Gaeco faz operação e encontra “bunker” em Barracão na fronteira com a Argentina

Com Marinna Prota

O Paraná conseguiu uma redução de 64,9% do desmatamento ilegal da Mata Atlântica em um ano, segundo dados do Relatório Anual do Desmatamento (RAD) no Brasil, divulgado pelo MapBiomas. De acordo com o material, a área de supressão vegetal diminuiu de 1.230 hectares em 2023 para 432 hectares em 2024. 

O número vem de encontro com a pesquisa divulgada pela Fundação SOS Mata Atlântica, que mostrou que em quatro anos, de 2021 a 2024, a queda foi de 95%.

O estudo revela ainda que o Paraná se destacou também entre os estados brasileiros nas ações de fiscalização ambiental de 2019 a 2024, atendendo a 82,2% das ocorrências, com 77% de autuação.

////

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MP) investiga o envolvimento de policiais militares em operações de contrabando. Durante uma operação realizada em Barracão, na fronteira com a Argentina, os agentes encontraram um “bunker” que seria utilizado pelos suspeitos para esconder os produtos. Dois PMs foram presos durante a ação. Segundo o MP, os envolvidos recebiam de R$ 5 a R$ 10 mil por semana para cometer os crimes, facilitando a entrada de produtos ilegais no país.