
Receita Federal apreende mais de duas mil munições para fuzil em Cascavel
Paraná destrói mais de 10 milhões de ovos para prevenção de gripe aviária
Com Marinna Prota
A Receita Federal apreendeu em Cascavel 2.200 unidades de munição para fuzil. Os itens estavam escondidos dentro de um rolo de arame farpado junto com uma carga que seria despachada por uma transportadora para São Paulo. O valor das munições foi avaliado em R$35 mil.
///
A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), informou que mais de 10 milhões de ovos estão sendo destruídos em um incubatório do Paraná como medida preventiva contra a gripe aviária. A ação foi determinada após a agência rastrear 12 mil ovos de incubação que estavam no mesmo local e foram enviados do Rio Grande do Sul, estado que confirmou o primeiro foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).
Segundo o Ministério da Agricultura, os ovos para incubação não são destinados para consumo humano e sim como matrizes fertilizadas para gerar novas aves.
Segundo a Adapar, não há evidências de que os ovos estivessem contaminados com o vírus da Influenza Aviária, mas a medida segue um protocolo sanitário nacional para eliminar qualquer possibilidade de disseminação da doença.
A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos, afirma o Ministério da Agricultura.