Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Caminhoneiro do Paraná fica ilhado após nevasca na fronteira entre Argentina e Chile

Por Comunicação. Publicado em 02/07/2025 às 13:00.

Caminhoneiro do Paraná fica ilhado após nevasca na fronteira entre Argentina e Chile

Paranaense de 29 anos desaparece após combate como voluntário na guerra da Ucrânia

As informações com Mauro Contti


Com temperaturas chegando a -12 °C, um caminhoneiro paranaense ficou preso em uma rodovia durante uma nevasca na fronteira entre Argentina e Chile. Além dele, outros quatro brasileiros acabaram se abrigando na cabine do caminhão durante a forte nevasca que atingiu a região do Paso de Jama, na última quinta-feira (26). Ele é um dos cerca de 60 motoristas brasileiros afetados pelas condições climáticas extremas que bloquearam a estrada. Os caminhoneiros foram resgatados pelas autoridades chilenas e levados para atendimento médico e abrigo em São Pedro de Atacama.
A Rota CH-27 segue interditada até 7 de julho por questões de segurança.
///
Um homem de 29 anos, natural de Santo Antônio do Sudoeste, está desaparecido desde 15 de junho após atuar na linha de frente da guerra na Ucrânia. Ele se alistou como voluntário no exército ucraniano em março de 2025, sem experiência militar prévia, e foi dado como desaparecido pela Embaixada do Brasil, que notificou oficialmente a família na última sexta-feira (27).
Antes de embarcar para a zona de conflito, ele trabalhava como pedreiro no Brasil. Morou em cidades do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, e decidiu se voluntariar enquanto vivia neste último estado. Segundo a mãe, o filho dizia que sonhava em conhecer o mundo e viver algo diferente. O Itamaraty acompanha o caso.