
Paraná conclui plano inédito para reduzir mortes no trânsito até 2030
Nova espécie de besouro saltador é descoberta por pesquisadores da UEPG
Operação contra o tráfico prende oito suspeitos no Norte do Paraná
As informações com Mauro Contti
O Paraná finalizou o Plano Estadual de Segurança no Trânsito com 30 metas e 115 ações para reduzir pela metade o índice de mortes no trânsito até 2030, tomando como base a taxa de 21,7 óbitos por 100 mil habitantes registrada em 2020. O plano foi coordenado pelo Detran-PR e aprovado por um grupo técnico que reúne 35 instituições públicas e da sociedade civil.
O Plano prevê ações intersetoriais e melhorias na infraestrutura viária, com foco em uma mobilidade mais segura e sustentável. Ele se alinha a metas nacionais e internacionais, como a Agenda 2030 da ONU, e propõe uma abordagem baseada em sistemas seguros, inspirada na Visão Zero. O diagnóstico do plano apontou que jovens e idosos estão entre os mais afetados, com altos custos econômicos e sociais causados pelos acidentes.
////
Pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, descobriram uma nova espécie de besouro capaz de saltar até 30 vezes o próprio tamanho. O inseto mede entre 6 e 9 milímetros, tem coloração com manchas vermelhas e brancas e lembra uma joaninha. A espécie foi identificada durante estudos do Laboratório de Genética e Evolução (Labgev), após a análise de mais de 50 exemplares coletados na zona rural de Ponta Grossa.
A descoberta inédita resultou da comparação genética e morfológica com espécies já conhecidas. O besouro chamou atenção internacional e estampou a capa de uma revista científica.
///
A Polícia Civil do Paraná prendeu oito pessoas durante uma operação contra o tráfico de drogas nas cidades de Rolândia e Arapongas. Sete suspeitos foram detidos por mandados de prisão preventiva e um em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições.
A ação resultou ainda na apreensão de maconha, balança de precisão, materiais para embalagem de entorpecentes, três armas, munições, celulares, dinheiro, um carro e outros itens. Cães farejadores auxiliaram na localização dos materiais.