Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná lidera apreensões de drogas no Brasil em 2024 com 769 toneladas retiradas de circulação

Por Redação. Publicado em 28/07/2025 às 07:36.

Paraná lidera apreensões de drogas no Brasil em 2024 com 769 toneladas retiradas de circulação

Aluno vandaliza escola municipal de Maringá na véspera da volta às aulas 

Com Marinna Prota

Mais de um terço de todas as apreensões de drogas no Brasil em 2024 ocorreu no Paraná. Segundo o Anuário de Segurança Pública, o estado foi responsável por 36,5% do total nacional, somando 769 mil kg de entorpecentes apreendidos. Somente as apreensões de maconha e derivados no Paraná somaram 753 mil kg, o equivalente a 39,6% do total nacional. Já as de cocaína feitas pelas forças estaduais cresceram 29,2% em relação a 2023, alcançando quase 6 mil kg. O estado também concentrou 89,7% das apreensões na região Sul.

No primeiro semestre de 2025, o Paraná já soma 271 mil kg de drogas apreendidas.

////

A Escola Municipal Angela Vergínia Borin, em Maringá, foi alvo de vandalismo neste fim de semana. A unidade, que atende crianças de 6 a 10 anos, teve vidros quebrados, salas reviradas e materiais destruídos. A ação foi registrada por câmeras de segurança, e um dos responsáveis foi identificado como aluno da própria escola, menor de idade. Outros dois fugiram do local antes da chegada da empresa de segurança.

O pai do aluno e o Conselho Tutelar foram chamados, e a Guarda Civil registrou boletim de ocorrência. A prefeitura informou que os responsáveis pelos menores serão penalizados. Para garantir o retorno das aulas, nesta segunda-feira (28), equipes das secretarias municipais realizaram uma força-tarefa de limpeza e reorganização. As atividades escolares serão retomadas normalmente.