
Caminhoneiros bolivianos são presos por dirigir bêbados na contramão da BR-277
Distribuição de mudas nativas no Paraná cresce quase 50% no primeiro semestre de 2025
Semana Coração Azul alerta para o tráfico de pessoas com ações em todo o Paraná
As informações com Mauro Contti
Dois caminhoneiros bolivianos foram presos em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após serem flagrados dirigindo embriagados na contramão da Serra de São Luiz do Purunã, trecho da BR-277 em Balsa Nova, região metropolitana de Curitiba.
A PRF informou que os testes do bafômetro apontaram índices mais que o dobro do permitido para caracterizar crime de embriaguez ao volante.
////
O Paraná distribuiu 1 milhão e 400 mil mudas de espécies nativas no primeiro semestre de 2025, aumento de 49,7% em relação ao mesmo período do ano passado. A ação é coordenada pelo Instituto Água e Terra (IAT) e faz parte dos esforços do estado para recuperar áreas degradadas e ampliar a cobertura vegetal. As mudas, provenientes de 19 viveiros e dois laboratórios de sementes, contribuem para restaurar cerca de 1.260 hectares, o equivalente a 1.764 campos de futebol.
A produção inclui mais de 100 espécies, entre elas 25 ameaçadas de extinção, como a araucária e a imbuia. Os pedidos podem ser feitos pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e, após aprovação técnica, o cidadão recebe por e-mail as instruções para a retirada das mudas.
///
O Paraná está realizando a Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, dentro da campanha internacional Coração Azul. A mobilização chama atenção para crimes como trabalho forçado, escravidão doméstica e exploração sexual, que seguem afetando milhares de pessoas no mundo.
As atividades incluem encenações, seminários, palestras e distribuição de materiais com orientações para denúncia. A campanha também visa alertar a população sobre os perigos de promessas tentadoras de emprego, principalmente com ofertas internacionais. As ações seguem até 2 de agosto em diversas cidades do estado.