
Número de motoristas cresce quase três vezes mais que população no Paraná em 15 anos
Escolas do Paraná seguem com vacinação de alunos no retorno das aulas
As informações com Mauro Contti
O número de condutores no Paraná cresceu 35,79% entre 2010 e junho de 2025, avanço quase três vezes maior que o da população estadual, que aumentou 13,85% no mesmo período. Os dados são do Detran-PR e do IBGE.
Em 2010, o estado tinha 4 milhões e 200 mil motoristas; hoje são 5 milhões e 500 mil. Com isso, quase metade da população paranaense (48,91%) possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O número de condutores com habilitação para motos aumentou 67,77%, somando 2 milhões e 800 mil, e a categoria AB (moto e carro) praticamente dobrou, passando de 1 milhão para pouco mais de 2 milhões.
////
Com a volta às aulas nas redes pública e privada, o Governo do Paraná mantém a vacinação dentro das escolas como estratégia para reforçar a proteção de crianças e adolescentes contra diversas doenças. A iniciativa, que começou em abril, envolve as secretarias estaduais da Saúde e da Educação.
A campanha contempla vacinas contra Influenza, febre amarela, Covid-19 e HPV, além da atualização de outras imunizações como pentavalente, pneumocócica, poliomielite e DTP, que previnem doenças como coqueluche, difteria, tétano e hepatite B.
Até agora, 126.844 doses foram aplicadas e 246.530 carteirinhas avaliadas, abrangendo 1.090 escolas da rede estadual e 85 da rede privada. A vacinação é realizada com autorização dos pais ou responsáveis e busca garantir a segurança sanitária no ambiente escolar diante da alta concentração de alunos.