
Pedágios ficarão mais caros em oito praças do Paraná a partir de 28 de agosto
Paraná tem sete escolas entre as 50 melhores do Brasil no Enem sem processo seletivo
Com Marinna Prota
As tarifas de pedágio administradas pela concessionária EPR Litoral Pioneiro terão aumento a partir da 0h do dia 28 de agosto. A revisão foi aprovada pela ANTT e publicada no Diário Oficial da União, com base no reajuste de 7,52% do IPCA e fatores técnicos do contrato. É a primeira revisão tarifária desde o início da concessão.
O maior reajuste será na praça de São José dos Pinhais, onde a tarifa para automóveis passará de R$ 22,60 para R$ 24,00. Também haverá aumento em Sengés, Jacarezinho, Carambeí, Jaguariaíva, Quatiguá e nas praças auxiliares de Jacarezinho. A EPR Litoral Pioneiro afirmou que o reajuste mantém o equilíbrio econômico do contrato e garante a continuidade dos serviços e obras nas rodovias.
////
Sete escolas estaduais do Paraná estão entre as 50 instituições públicas com melhor desempenho no Enem 2024 entre aquelas que não adotam processo seletivo para ingresso. O Estado é o terceiro com mais colégios no ranking, atrás apenas de Rio Grande do Sul e São Paulo.
O destaque é o Colégio Estadual Vila Alta, de Alto Paraíso, que obteve a 7ª maior média do país, com 612,16 pontos. Também aparecem no ranking escolas de Laranjeiras do Sul, Toledo, Altônia, Rolândia, Cascavel e Maringá.
Segundo a Secretaria de Educação, os bons índices refletem investimentos em ensino integral, intercâmbio estudantil, formação docente e uso de tecnologia em sala de aula.