
Endividamento sobe no Paraná, mas consumo reage com mais compras financiadas
Oito presos fogem de cadeia no Paraná
As informações com Mauro Contti
O Paraná registrou aumento no endividamento das famílias em julho, alcançando 85,8%, contra 84,7% em junho, segundo a Fecomércio PR e a CNC. Apesar da alta, o índice segue abaixo dos 90,5% de julho de 2024. A inadimplência oscilou de 11,7% para 12%, e 2,1% das famílias afirmam não ter condições de pagar dívidas.
O cartão de crédito é o principal responsável pelas dívidas, presente em 95,5% dos casos, seguido por financiamentos de veículos (6,2%), imóveis (5,7%) e crédito pessoal (1,2%). Mesmo com o aumento, o consumo mostra sinais de retomada, impulsionado pela estabilidade dos juros, com alta na intenção de compra de bens duráveis.
/////
Oito detentos escaparam da Cadeia Pública de Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná, na madrugada deste domingo (10). Dois foram recapturados, um foi baleado e levado ao hospital, e cinco ainda estão foragidos.
Durante a fuga, o grupo roubou uma espingarda calibre 12 e uma viatura do Depen, ambos recuperados pela polícia. As buscas contam com equipes terrestres e apoio aéreo do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, que procura os fugitivos em uma área de mata na região de Brasilândia do Sul.