
Paraná registra menor taxa de desemprego da história no 2º trimestre
Trabalhadores são resgatados de situação análoga à escravidão em Medianeira
Com Marinna Prota
O Paraná chegou a 3,8% de desemprego entre abril e junho, a menor taxa já registrada para um segundo trimestre no Estado, segundo a PNAD Contínua divulgada pelo IBGE. O índice também é o terceiro melhor desde 2012 e representa o segundo melhor desempenho em ocupação da última década.
O resultado é inferior ao do trimestre anterior, de 4%, e ao mesmo período de 2024, que foi de 4,4%. O Estado registrou a sexta menor taxa do País, dois pontos abaixo da média nacional, de 5,8%. Desde 2019, o Paraná reduziu a desocupação em 42%, caindo de 9% para 3,8%.
////
Três trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão em um canteiro de obras em Medianeira, no oeste do Paraná. A operação foi realizada pela Polícia Federal em conjunto com o Ministério do Trabalho.
De acordo com as investigações, os homens, todos brasileiros, eram submetidos a jornadas exaustivas e viviam em alojamentos precários, sem condições adequadas de higiene. O responsável pela obra foi identificado e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para prestar depoimento. Os trabalhadores foram ouvidos e libertados da situação.