
DER/PR passa a oferecer parcelamento de dívidas ativas pela internet
COM JOMAR VALENÇA
O Governo do Estado lançou o primeiro edital de Encomenda Tecnológica para a criação da Rede Estadual de Computação de Alto Desempenho (HPC). A iniciativa prevê a instalação de oito supercomputadores nas universidades estaduais e de um simulador quântico no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).
O chamamento público vai até 18 de setembro e busca interessados em desenvolver, fornecer e operar a rede, incluindo transferência de tecnologia e capacitação. Segundo a Fundação Araucária e a Seti, o projeto colocará o Paraná na vanguarda da inovação tecnológica no país, beneficiando pesquisas em áreas como saúde, agricultura, engenharia e inteligência artificial.
Além de fortalecer a produção científica, a rede também será utilizada pela indústria em setores como petróleo e gás, fármacos, agronegócio e análises de big data. O modelo segue a modalidade de Encomenda Tecnológica (ETEC), inédita no Paraná, que permite compras públicas voltadas à inovação em áreas de alto risco tecnológico.
////
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) disponibilizou a opção de parcelamento da Dívida Ativa para usuários que possuem multas e taxas não pagas dentro do prazo. O procedimento deve ser feito pelo portal do DER/PR, na área de Consulta e Emissão de Certidões, e utiliza o BB Pay, do Banco do Brasil.
Antes, o pagamento só podia ser feito de forma integral, agora é possível negociar valores em parcelas, o que permite regularizar pendências com menor impacto financeiro. Com a aprovação pelo banco, a baixa da dívida é registrada em até 24 horas. Débitos em aberto impedem a emissão de certidões negativas e podem gerar cobrança judicial.
Para aderir, basta acessar o site www.der.pr.gov.br