
Sanepar incentiva clientes a usarem autoleitura do hidrômetro para controlar consumo
COM JOMAR VALENÇA
O Simepar instalou a primeira estação meteorológica em área de montanha no Paraná, no Parque Estadual Pico Marumbi, em Morretes. O equipamento, que integra a 50ª estação do instituto, mede vento, chuva, radiação solar, temperatura, umidade e pressão, auxiliando na segurança de turistas e no monitoramento climático da Serra do Mar.
Além dela, foram colocados três pluviômetros ao longo da Estrada da Graciosa (PR-410), em parceria com o DER, para monitorar em tempo real o volume de chuvas. Os dados, atualizados a cada 15 minutos, serão usados para emissão de alertas de risco de deslizamento.
Outra estação será instalada no Pico Olimpo em setembro, ampliando a rede de monitoramento da região.
/////
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) disponibilizou o serviço de autoleitura do hidrômetro, que permite ao próprio cliente informar o consumo de água para emissão da fatura. O procedimento pode ser feito pelo site da Sanepar ou pelo aplicativo Sanepar Mobile.
A prática ajuda no acompanhamento dos hábitos de consumo, evita desperdícios e ainda estimula a adesão à fatura digital, reduzindo o uso de papel. Atualmente, 1.400 clientes já utilizam a autoleitura e mais de 90 mil recebem a conta virtual.
A leitura deve ser feita dois dias antes da data prevista na fatura. O cliente informa os quatro primeiros números pretos do hidrômetro, em metros cúbicos (m³). O sistema confere os dados com o histórico de consumo e gera a conta automaticamente. Caso não seja feita a autoleitura, a leitura convencional segue sendo realizada pelos agentes da companhia.