
Pesquisadora da UFPR cria hidrogel capaz de eliminar superbactérias sem uso de antibióticos
Uso de cerol causa interrupções de energia pelo PR; prática é crime no estado
Com Marinna Prota
A bióloga Gabrielle Caroline Peiter, professora da UFPR em Toledo, desenvolveu um hidrogel inovador que elimina superbactérias responsáveis por infecções hospitalares. Produzido a partir de vidros bioativos, o material libera íons que destroem bactérias e fungos, atingindo 100% de eficácia nos testes laboratoriais, sem causar toxicidade na pele humana.
A pesquisa, que agora avança para validação em ambientes reais, é sustentável por não utilizar metais pesados, como a prata, e já rendeu reconhecimento internacional à cientista. Peiter foi incluída no programa “25 Mulheres na Ciência – América Latina”, da 3M, que valoriza jovens pesquisadoras com projetos de impacto.
////
A prática do uso de cerol e linha chilena em pipas causou, na última semana de agosto, a interrupção de energia para quase 6 mil unidades consumidoras na região sul de Curitiba. No domingo (31), mais de 5 mil clientes ficaram sem luz no bairro CIC, após o rompimento de um cabo atingido por linha com cerol. Por isso as autoridades reforçam que a prática é crime.
Uma lei estadual proíbe fabricação, posse, uso e venda do produto. As multas vão de R$ 1.437,10 para pessoas físicas a R$ 2.874,20 para jurídicas, podendo dobrar em caso de reincidência. Denúncias podem ser feitas pelo 181 ou no app 190 PR. A Copel informa ainda que é proibido tentar retirar pipas presas na rede elétrica.