
Júlia Soares conquista ouro no Brasileiro de Ginástica Artística
Curitibano Wanderlei Silva enfrenta Popó no Spaten Fight Night 2
Com Marinna Prota
A ginasta curitibana Júlia Soares, medalhista de bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, brilhou novamente ao conquistar o ouro no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, disputado em Recife. Além do título individual, a atleta de 20 anos levou a prata por equipes e o bronze na trave. Júlia treina atualmente no Clube Pinheiros, em São Paulo, mas iniciou a carreira no Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin).
Ex-bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica por oito edições, ela é um dos principais nomes do esporte no Estado. Na Olimpíada de Paris, Júlia ajudou o Brasil a conquistar a inédita medalha por equipes e também alcançou a final na trave. O programa Geração Olímpica, que chega à 14ª edição, está em fase de seleção de mais de 1,2 mil bolsas, com investimento de R$ 5,2 milhões da Copel, e agora conta com a “bolsa medalhista”, voltada a atletas que subiram ao pódio em Paris.
////
O Spaten Fight Night terá sua segunda edição no dia 27 de setembro, em São Paulo, com a luta principal entre dois ícones do esporte brasileiro: o curitibano Wanderlei Silva, de 49 anos, e o tetracampeão mundial de boxe Acelino “Popó” Freitas, também de 49 anos. A substituição ocorreu após Vitor Belfort, escalado inicialmente, ser vetado por uma junta médica em razão de lesão durante os treinos.
O duelo será oficial, regulamentado pelo Conselho Nacional de Boxe como Special Fight, com oito rounds de dois minutos, resultado válido e possibilidade de nocaute, em peso combinado e com luvas de 12oz. Wanderlei, lenda do MMA, estreia no ringue de boxe diante de Popó, dono de quatro cinturões mundiais nas categorias super-pena e leve, com 41 vitórias em 43 lutas, sendo 34 delas por nocaute.