
Evento realizado em Foz do Iguaçu destacou a necessidade de integração de sistemas, alinhamento de normas e fiscalização efetiva para reduzir a sensação de impunidade nas estradas brasileiras
Por Flávia Consoli
A 83ª edição do Encontro Nacional dos Detrans, promovida pela Associação Nacional dos Detrans em Foz do Iguaçu, discutiu os desafios da mobilidade viária envolvendo veículos e condutores estrangeiros. No painel mediado pelo diretor de Tecnologia do Detran-PR, Ismael de Oliveira, especialistas destacaram que o principal desafio é tornar a fiscalização efetiva, garantindo que as penalidades sejam aplicadas também a motoristas de outros países.
SONORA
O Paraná, por sua posição estratégica na tríplice fronteira com Argentina e Paraguai, tem papel central nesse debate. O coordenador do Sistema Renainf, Leandro Manoel Lisboa dos Santos, apontou que a solução passa pela adequação dos sistemas para incluir as placas de veículos estrangeiros, permitindo uma checagem completa no momento da fiscalização.
SONORA
Outros painéis trataram ainda da fiscalização do transporte de cargas e da circulação de pessoas, com participação da Polícia Nacional Paraguaia, Itamaraty, ANTT, Comando Tripartite e PRF.