
Paranaense 2026 terá fórmula reduzida e grupos definidos
Londrina empata com Caxias e mantém liderança provisória no quadrangular da Série C
Com Marinna Prota
O Campeonato Paranaense de 2026 terá novo formato. Em reunião entre a FPF e os 12 clubes participantes, ficou pré-definida a divisão em dois grupos na primeira fase, com os times do Grupo A enfrentando os do Grupo B. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final, que terão mata-mata em ida e volta, assim como as semifinais e a decisão.
As quatro equipes eliminadas disputarão um triangular chamado “Torneio da Morte”, que definirá os dois rebaixados. O estadual passará a ter 12 datas, contra 17 da edição de 2025, em adequação ao calendário da CBF. O Grupo A reunirá Athletico, Maringá, Londrina, São Joseense, Cascavel e Foz do Iguaçu. O Grupo B terá Coritiba, Operário, Cianorte, Azuriz, Andraus e Galo Maringá. A competição deve começar em 10 de janeiro e será ratificada no Conselho Arbitral marcado para 1º de outubro, em Ponta Grossa.
///
Londrina e Caxias ficaram no 1 a 1 neste sábado (20), no estádio VGD, pela terceira rodada do Grupo B da segunda fase da Série C. O Tubarão abriu o placar no primeiro tempo com Quirino, mas jogou parte da etapa final com um atleta a menos após expulsão. Com a vantagem numérica, o Grená pressionou e chegou ao empate com Jhonatan Ribeiro.
As duas equipes seguem sem vencer no quadrangular e agora somam três pontos cada. O Londrina lidera provisoriamente o grupo pelos critérios de desempate, enquanto o Caxias aparece logo atrás, em segundo. O reencontro está marcado para o próximo domingo (28), no Centenário, às 19h, pela abertura do returno.