
O terceiro e último dia do 27º Congresso Paranaense de Rádio e TV foi marcado por uma programação intensa e diversa, que uniu tecnologia, vendas, economia e publicidade. Realizado no Castelo do Batel, em Curitiba, o encontro reuniu especialistas de diferentes áreas para compartilhar conhecimento e apontar tendências para o setor de radiodifusão.
A manhã começou com a palestra da futurista Daniela Klaiman, que trouxe uma reflexão sobre preparação para o futuro e as transformações que impactam negócios e sociedade. Em seguida, Fernando Barra, referência em transformação digital, apresentou o tema “Inteligência Ampliada – adaptando-se ao mundo da IA”, reforçando como a inteligência artificial pode potencializar a atuação humana.
A programação do Congresso seguiu para a área de vendas das emissoras. Liderada por Marcelo Caetano, especialista em transformação comercial, a palestra “O futuro das vendas e as estratégias que geram crescimento”, destacou métodos para crescimento sustentável dos negócios em rádio e TV. Já o advogado Hadler Favarin Martines, da PwC Brasil, encerrou a programação da manhã explicando os impactos da Reforma Tributária no setor de comunicação.
À tarde, o foco voltou para a inteligência artificial aplicada às vendas. Marcelo Coutinho, especialista em vendas neurais, apresentou sua palestra sobre “Na era das IAs, qual é o meu papel?”. Logo depois, Lásaro do Carmo Jr., ex-CEO da Jequiti e ex-vice-presidente do Grupo Silvio Santos, trouxe uma visão inspiradora sobre inovação e resultados em áreas comerciais.
Um dos destaques desta edição foi a estreia da “Tarde dos Publicitários”, realizada em parceria com o Sinapro-PR. Pela primeira vez, o Congresso dedicou um espaço exclusivo ao mercado publicitário, reforçando a importância da aproximação entre radiodifusão e agências. O painel discutiu “O impacto do rádio e da TV na construção de grandes marcas”, e foi mediado por Marcelo Romaniewicz. Participaram do painel Ciro Possobom (CEO da Volkswagen do Brasil), Gustavo Malucelli Bacila (CEO da Above Cosméticos) e João Ricardo Olinquevicz (Diretor Comercial e de Marketing da Pormade Portas de Madeira).
“O 27º Congresso Paranaense de Rádio e TV deixou um verdadeiro legado sobre a relevância do rádio e da TV como veículos estratégicos para marcas e negócios, além de reafirmar o compromisso do setor em acompanhar as inovações tecnológicas e os novos cenários de mercado”, declarou o presidente da Aerp, Rodrigo Martinez.











Fotos: Aerp/Raphael Bernadelli.