
Porto de Paranaguá realiza simulação de resgate dentro de porão de navio
COM JOMAR VALENÇA
A Carreta Saúde da Mulher, que está percorrendo o Paraná e presta exames gratuitos às mulheres, zerou a fila de exames de mamografia do município de Cerro Azul, no Vale da Ribeira, onde esteve na última semana. De acordo com o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a unidade móvel realizou 431 atendimentos para esse tipo de exame.
Cerro Azul foi o segundo município percorrido pela Carreta desde que iniciou os atendimentos, no dia 16 de setembro, em São José dos Pinhais. Durante a semana em que a carreta esteve em Cerro Azul foram realizados 1.266 atendimentos. Além dos exames de mamografia, foram 418 ultrassonografias, 93 exames papanicolaus. Além disso, após o procedimento 324 mulheres precisaram passar por consultas com médico clínico geral e receberam orientações sobre os resultados e eventuais tratamentos a seguir.
Os atendimentos fazem parte da Campanha Paraná Rosa 2025 e incluíram, além das demandas de São José dos Pinhais e Cerro Azul, mulheres de municípios próximos, como Almirante Tamandaré, Piraquara, Fazenda Rio Grande, Adrianópolis e Doutor Ulysses.
///
A simulação de um grave acidente no porão de um navio mobilizou equipes de segurança no Porto de Paranaguá. A ação fez parte de um treinamento inédito de resgate organizado pela Portos do Paraná e contou com o apoio de mais de 40 profissionais do Corpo de Bombeiros, da Rocha Terminais Logísticos, da Rochamar Agência Marítima e do Ogmo (Órgão Gestor de Mão de Obra).
A ação no navio fez parte do cronograma de simulados do Plano de Ajuda Mútua (PAM) da Portos do Paraná. O foco do simulado foi testar e definir métodos de salvamento em casos de acidentes em embarcações sem guindastes, como é o caso do navio Uranus, utilizado como cenário da atividade. A ausência do equipamento exigiu formas diferentes de atuação. A simulação ocorreu em um dos porões da embarcação, onde o trabalhador acidentado foi representado por um manequim.