
Paranaense 2026 terá grupos e mata-mata a partir das quartas; início em 7 de janeiro
Copa Sul-Sudeste terá estreia em 2026 com vagas para clubes paranaenses
Com Marinna Prota
A Federação Paranaense de Futebol confirmou a nova fórmula do Campeonato Paranaense 2026 e que o início será no dia 7 de janeiro e a final será em 7 de março. O torneio será disputado em 12 datas, com os 12 times divididos em dois grupos de seis. Na primeira fase, os clubes do Grupo A enfrentam os do Grupo B em turno único. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final, que terão jogos de ida e volta, assim como as semifinais e a final.
As quatro equipes eliminadas na primeira fase disputarão o “Torneio da Morte”, que definirá os dois rebaixados para 2027. O VAR está confirmado a partir das quartas de final, mas a FPF busca viabilizar seu uso já na fase inicial. O Grupo A terá Athletico, Maringá, Londrina, São Joseense, Cascavel e Foz do Iguaçu. O Grupo B contará com Coritiba, Operário, Cianorte, Azuriz, Andraus e Galo Maringá. O Operário é o atual campeão estadual, enquanto Galo Maringá e Foz do Iguaçu subiram da Segunda Divisão.
////
A CBF confirmou a criação da Copa Sul-Sudeste para a temporada 2026, reunindo 12 clubes de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Cada estado terá dois representantes definidos a partir dos resultados dos estaduais de 2025 ou de torneios seletivos.
No Paraná, o Operário-PR, campeão estadual de 2025, já está garantido. A outra vaga sairá da Taça FPF, em andamento. O campeão poderá escolher entre a Copa do Brasil e a Sul-Sudeste, com o vice herdando a vaga remanescente.
O torneio interestadual começa em 5 de março e vai até 7 de junho. Na primeira fase, os clubes serão divididos em dois grupos de seis, mas enfrentarão apenas os times da outra chave em turno único. Os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais em ida e volta. A final também terá dois jogos. O campeão assegura vaga na Copa do Brasil 2027.
Equipes que disputarem a Libertadores ou a Sul-Americana não participarão da Sul-Sudeste. Caso um classificado opte por não jogar o torneio, não haverá sanção da CBF.