
O 27º Congresso Paranaense de Rádio e TV começou oficialmente na noite desta terça-feira (23), em Curitiba, reunindo empresários, profissionais e autoridades do setor. O evento, promovido pela Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) e pelo Sert-PR (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná), marcou sua abertura com uma solenidade que destacou o papel essencial da radiodifusão e a importância da inovação no setor.
O presidente da Aerp, Rodrigo Martinez, reforçou o papel das emissoras de radiodifusão. “Vale lembrar que nossas emissoras são empresas de tecnologia, que incorporam inovação diariamente em seus processos, plataformas e formas de entrega de conteúdo. Não à toa, chegamos até aqui celebrando 103 anos do rádio e 75 anos da televisão no Brasil, duas trajetórias que se sustentam justamente por essa credibilidade e proximidade com a sociedade”.
Entre as autoridades presentes estiveram o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; secretário de Radiodifusão do MCom, Wilson Wellish; o vice-governador, Darci Piana; senador, Sergio Moro; Vinícius Oliveira Caram, conselheiro da Anatel; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; entre outras.
Um dos momentos mais significativos da cerimônia foi a assinatura do convênio entre a Aerp e o Detran-PR. O termo de cooperação, nos mesmos moldes do já consolidado Convênio Copel, prevê a utilização do rádio como ferramenta estratégica para campanhas educativas de trânsito, ampliando o alcance das mensagens de conscientização e fortalecendo a comunicação direta com a população paranaense.
Para o presidente da Aerp, Rodrigo Martinez, a parceria traz benefícios para todos os envolvidos. “O Detran-PR terá à sua disposição a força de uma rede de emissoras de rádio comprometidas com a cidadania, levando mensagens que conscientizam sobre segurança viária, direitos e deveres de condutores e pedestres, o uso responsável das vias públicas e a importância de atitudes preventivas que salvam vidas. Essa união com o Detran-PR representa para as emissoras uma nova fonte de receita e reafirma a missão de levar informação pública à população.”, afirmou.
Além da assinatura do novo convênio, a noite também foi marcada pelas comemorações dos 50 anos da Aerp, que reuniu ex-presidentes da entidade em uma homenagem especial. Durante o ato, o livro comemorativo “Do Sonho à Realidade”, que resgata a história e a trajetória da associação ao longo de cinco décadas, foi lançado. Entre os ex-presidentes presentes, Agostinho Seleski, fundador da Aerp e Paulo Pimentel, presidente responsável pela concretização do Convênio Copel.
Com o tema central pautado na Interatividade, Confiança e Transformação, o Congresso segue com uma programação que inclui painéis, debates e feira de exposições, consolidando-se como o mais importante encontro de radiodifusão do Paraná.






