Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

25° CPR se consolida como referência no debate sobre TV e Rádio multiplataformas

Por Comunicação. Publicado em 24/09/2019 às 11:02.

Balanço final impressiona; evento contou com público total de 539 pessoas

O 25° Congresso Paranaense de Radiodifusão se confirmou como um dos maiores eventos do segmento no Brasil. Realizados entre os dias 18 e 20 de setembro, em Curitiba, ele contou com 539 participantes no total, sendo 30 palestrantes, 34 expositores em 17 stands, 267 congressistas, 178 convidados e mais de 30 pessoas envolvidas na organização.

A Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) e o Sert-PR (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Paraná) consideram o balanço muito positivo, não só em relação aos números, mas, especialmente, em relação à qualidade das palestras e da Feira de Equipamentos, expondo e debatendo estratégias como o rádio 360º, inovação, tecnologia, transformação digital e a força e a influência do Rádio nos meios digitais

“Tivemos um evento de alto nível, com números recordes e, o principal, com radiodifusores satisfeitos pela qualidade do conteúdo debatido”, avaliou o presidente da Aerp, Alexandre Barros.

Para Cezar Telles, presidente do Sert-PR, o congresso materializou o grande momento vivido pelo rádio atualmente. “A radiodifusão vive seu melhor momento e o congresso mostrou de que forma as emissoras podem se modernizar e evoluir para acompanhar essa nova fase”, apontou.


Autoridades

A abertura do evento, no dia 18 de setembro, teve a presença de autoridades como o Governador do Paraná, Ratinho Junior, representantes de entidades estaduais, da Associação Brasileira de Radiodifusão (Abert), da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) e os principais empresários de rádio e TV do Estado. Participaram também da cerimônia de abertura o secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara; e os deputados estaduais Emerson Bacil e Luiz Carlos Martins.

Palestrantes

Na abertura, dia 19 de setembro, o procurador da república Deltan fez um balanço da Operação Lava Jato e falou do importante papel da imprensa no combate a corrupção. “A imprensa não só leva informações e fatos essenciais para que as pessoas compreendam o tamanho do problema, mas também provê opiniões e até mesmo críticas que são absorvidas para que possamos melhorar o nosso trabalho. É preciso levar mais informações para os eleitores, para que possam melhor escolher seus candidatos, cobrar preparo dos candidatos com base em políticas publicas e fomentar uma participação mais cidadã em nossa política”.

Com uma ampla e rica programação, o Congresso contou com 30 palestrantes que apresentaram e debateram diversos temas do universo da radiodifusão, enfatizando tendências de mercado e tecnologia, além de desafios e oportunidades para o setor, nos formatos de palestra, painel. Entre eles: Edgard Piccoli, David Layer (NAB), Marco Túlio, Ricardo Gandour, Daniel Starck, Rodrigo Tigre, Henrique do Valle, Robson Ferri, Allan Costa, Cros Alessi, Mário D´Andrea, Roberto Alves de Araújo, Leandro Branquinho, Milton Neves, órgãos reguladores, com representantes do MCTIC e da ANATEL.

Pocket Aula

Todos os profissionais da área comercial do rádio e da TV puderam atualizar seus conhecimentos na Pocket Aula – “Como vender a audiência nas mídias sociais agregando faturamento para sua emissora?”,  realizada dia 19 de setembro, pela manhã.

Na Pocket Aula foram abordados os formatos de conteúdo, posicionamentos, o que vender, como elaborar o valor e monetizar, além de mensurar os resultados obtidos. Todos os participantes saíram da aula com seu plano de venda montado.