Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

5G é ativado no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 16/08/2022 às 20:01.

Foi ativado nesta terça-feira, 16 de agosto, o sinal 5G no Paraná. Curitiba recebeu o sinal juntamente com outras duas capitais, Salvador (BA) e Goiânia (GO), que atenderam os requisitos determinados pela Anatel.

por Amanda Yargas


Para receber o sinal, as cidades precisam liberar a faixa de 3,5 GHz, realizar testes preliminares para identificar e sanar a possibilidade do sinal do 5G afetar a recepção das antenas parabólicas domésticas ou mesmo sistemas profissionais, tais como sinais por satélite emitidos em frequências adjacentes. Além disso, é preciso a instalação de no mínimo uma antena de tecnologia de 5G para cada 100 mil habitantes.

Os critérios são avaliados pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), ligado a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e responsável por acompanhar a implantação da nova tecnologia. O Gaispi referendou a liberação para as três capitais na segunda-feira (15).

O sinal já está liberado também em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). A previsão da Anatel é as cidades de Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) devem cumprir os critérios no prazo previsto em edital, com liberação do sinal 5G até 29 de agosto. Nas outras 15 capitais, o prazo de implementação foi prorrogado até o dia 27 de novembro.