Uma valiosa oportunidade para trocar conhecimento e refletir sobre o presente e o futuro da radiodifusão. Foi assim que os radiodifusores catarinenses avaliaram o 7º Seminário SERT/SC, realizado entre os dias 4 e 5 de novembro de 2018 no Fazzenda Park Hotel, em Gaspar. O sucesso do evento foi garantido antes mesmo da sua realização, já que as 170 inscrições possíveis se esgotaram em tempo recorde. Além disso, toda a programação foi inteiramente pensada a partir das demandas dos filiados.
Na noite de abertura, o presidente do SERT/SC, Dr. Carlos Alberto Ross, agradeceu a presença de todos e destacou as vitórias do sindicato durante os últimos anos. “Avançamos na consolidação do SERT/SC. Mesmo diante de um cenário difícil, principalmente no aspecto econômico, nossa gestão ampliou as atividades do sindicato em várias frentes, sempre em sintonia com o estatuto da entidade e com as demandas dos filiados”, declarou Ross.
Durante a cerimônia, foram homenageados o SEBRAE/SC, parceiro do sindicato no lançamento do curso de Marketing para Rádio e TV, e Ary Cauduro dos Santos, da NSC Comunicação, pelos seus mais de trinta anos de trabalho em prol da radiodifusão catarinense. Também foi apresentada a nova diretoria do SERT/SC, que assumirá a gestão da entidade em 1º de janeiro de 2019. A presidência será ocupada por Ana Paula Melo, radiodifusora de Joinville. “Fico lisonjeada com o convite. Venho para revigorar o SERT com uma perspectiva jovem e feminina”.
Diversas autoridades compareceram ao evento, como o prefeito da cidade de Gaspar, Kleber Wan-Dall, o presidente da ACAERT – Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, Marcello Corrêa Petrelli, a vice-presidente da ABERT – Associação Brasileira das Emissoras de Radio e Televisão, Marise Westphal Hartke, a presidente e o tesoureiro do SindiRádio – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Rio Grande do Sul, Christina Alvarez Gadret e Edison de Bem, o presidente do SERT/PR – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Paraná, Carlos Henrique Agustini, Caíque, o diretor comercial da AERP – Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, Cezar Teles, que representou o presidente da entidade, Alexandre Barros, o presidente da AGERT – Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão, Roberto Cervo, Melão, e o diretor-superintendente do SEBRAE/SC, Carlos Guilherme Zigelli. Todos os presentes foram brindados com um jantar e uma bela apresentação do grupo Pró- Música, de Florianópolis.
Na manhã seguinte, temas importantes para o desenvolvimento da radiodifusão foram abordados nas palestras, começando pela advogada Telma Cabral, da Jurismídia, que, entre outros assuntos, esclareceu dúvidas sobre contratos, sistema eSocial e registro dos radialistas.
Antes da segunda palestra, Carlos Alberto Ross e o professor Fernando Morgado anunciaram o novo curso a distância sobre Programação para Rádio e TV, que estará disponível em um portal próprio do sindicato. Assim como ocorreu no primeiro curso, de Marketing para Rádio e TV, todo o conteúdo será disponibilizado gratuitamente para os filiados do SERT/SC.
Em seguida, Fernanda Musardo, da Musardos, falou sobre mídias sociais e como as rádios podem utilizar essas ferramentas para ampliarem suas audiências. Por fim, Giovanna Dalla, consultora de mídia e licitações, ensinou como montar um mídia kit, material imprescindível para a comercialização de espaços comerciais. Ela destacou quais informações podem servir para se diferenciar na hora da venda e ressaltou a importância do cuidado com o visual durante a elaboração desse tipo de material.
Fonte: Sert-SC