Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ação de Natal AERP e SERT-PR beneficia alunos com deficiência visual

Por Comunicação. Publicado em 05/12/2017 às 00:00.

Alunos da Escola AFAN – Associação Feminina de Amparo ao Deficiente Visual e Recém Nascido, em Curitiba, tiveram uma manhã especial, numa ação de natal solidário promovida pela AERP e pelo SERT-PR, com o apoio de todos os colaboradores.

Embalados pelo carisma do Papai Noel, eles receberam presentes e um rádio Bluetooth, reforçando o veículo como um meio interativo e facilitador no desenvolvimento e no processo de aprendizagem. Em um mundo cheio de imagens, formas e cores, a audição é um dos sentidos primordiais para o deficiente visual e o rádio favorece como fonte de informação em todas as idades.

“Eu gosto muito de ouvir música e o rádio vai estar sempre comigo para onde eu for, estou muito feliz”, contou Gabrielly Carvalho de Lara, de 11 anos. O irmão, que é aluno da AFAN completou com alegria. “Para mim, tudo isso foi uma grande surpresa, estou muito feliz. Amei o rádio e vou usá-lo também como lanterna”, contou Leonardo Carvalho de Lara, de 10 anos, que possui baixa visão, fazendo referência às luzes do aparelho.

Além dos rádios, os alunos ganharam presentes do Papai Noel, arrecadados de forma voluntária pelos colaboradores da AERP e do SERT-PR. A manhã festiva marcou o coração de cada um.

“Adorei esse dia, foi de muita alegria e união, bom demais fechar o ano assim. Que 2018 seja um ano muito feliz e próspero também”, disse Andressa Kern Bassi, de 25 anos. “Tudo maravilhoso, estou sem palavras, apenas muito emocionada por ver a alegria de todos. O natal nos ajuda a resgatar esse amor e essa união. Sem esquecer do grande símbolo que é o nascimento de Jesus”, falou Darlene Gomes de Carvalho, de 44 anos.

A AFAN atende a cerca de 20 pessoas de todas as idades que tem algum tipo de deficiência visual, com apoio pedagógico e profissionalizante.

“Foi uma ação maravilhosa, que tocou o coração de cada um e mostrou a eles o quanto eles são especiais a nós. Só temos a agradecer”, afirmou Dircea do Rocio Camargo, diretora do CAEE – Centro de Atendimento Educacional Especializado, o qual mantém a AFAN.