O ICFJ, em parceria com a Meta e diferentes associações de mídia brasileiras, lança o programa Acelerando Negócios Digitais que visa contribuir com a melhoria nos modelos de negócios e a sustentabilidade financeira dos veículos midiáticos digitais e tradicionais (de diversos tamanhos e localidades) que atendem ao público brasileiro.
O programa também tem o objetivo de ajudá-los a utilizar ferramentas digitais de forma inovadora e estratégica para desenvolvimento e crescimento dos seus negócios.
Fases do programa
Treinamento
- A primeira fase do programa consiste em uma série de treinamentos virtuais (webinars) com especialistas nacionais e internacionais nas áreas de mídia e negócios, com o objetivo de apoiar organizações brasileiras a melhorar suas habilidades em gestão empresarial, fortalecer a relação da organização com sua audiência digital, desenvolver novos projetos e produtos, gerar receita, além de construir modelos de negócios inovadores e sustentáveis. Os webinars serão em português. No caso de especialista internacional, o webinar terá interpretação simultânea pelo Zoom.
- Esta fase será dividida em dois grupos: o primeiro, aberto aos especialistas e profissionais que atuem em empresas de mídia ou de maneira independente, e o segundo, reservado para executivos. O treinamento para especialistas começa em março e terá duração de 10 semanas.
- Executivos terão a oportunidade de se inscrever para realizar um treinamento exclusivo com a The City University of New York, para se atualizarem das principais tendências na gestão estratégica de negócios digitais.
- Executivos poderão também aplicar para participar do treinamento para especialistas, caso tenham interesse.
- Todos os participantes receberão certificados ao final dos treinamentos, emitidos pelo ICFJ e pela The City University of New York, no caso dos executivos.
Veja abaixo quais são os cargos esperados para cada grupo. O programa, no entanto, não será limitado aos profissionais que ocupam essas funções. ICFJ avaliará e aprovará todas as inscrições individualmente.
Mentoria e fundos de inovação
Na segunda fase do programa, os participantes poderão se inscrever para receber mentorias exclusivas por cinco meses, além de apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos que possam inovar ou acelerar seus negócios digitais. Os selecionados serão mentorados por especialistas do mercado com ampla experiência no desenvolvimento de produtos e estratégias digitais.
Organizações de mídia poderão aplicar para receber até $15,000 dólares e jornalistas independentes podem receber até $2,500 dólares.
Quem pode se inscrever
Organizações brasileiras de mídia (de qualquer tipo ou tamanho, digital ou tradicional) e jornalistas independentes/freelancers podem se inscrever para participar do programa.
Importante: para estarem aptos a se candidatar e a receber a mentoria e apoio financeiro, organizações e jornalistas independentes devem necessariamente participar de 75% das sessões de treinamento oferecidas na primeira fase do programa.
Parcerias com associações de mídia
O programa Acelerando Negócios Digitais possui diferentes abordagens para apoiar diversos universos de mídias e foram estruturados em parceria com importantes associações de mídia do Brasil (ABERT, ABMD, Abraji, Ajor, Aner, ANJ), de modo a corresponder às necessidades e expectativas do ecossistema de mídia no país. Como parte do programa, associados destas entidades também terão acesso a sessões exclusivas de treinamento.
Interessados podem checar os termos e condições do programa e todos os critérios de elegibilidade clicando aqui.