Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

“Aerp Ao Vivo” reúne Fernando Morgado e Luiz Ferraretto

Por Comunicação. Publicado em 16/04/2020 às 11:55.

Foi realizada nesta quarta-feira (15), mais uma edição do Aerp Ao Vivo com Fernando Morgado, professor, consultor, palestrante e escritor; e Luiz Ferraretto, coordenador do Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Os convidados debateram alguns pontos do e-book “COVID-19 e Comunicação: um guia prático para enfrentar a crise”, que foi lançado por eles e está disponível para todos os profissionais do meio.

O presidente da Aerp, Michel Micheleto, mediou o encontro virtual entre os radiodifusores e os convidados, e reforçou a importância da união neste momento. “Precisamos de um time e inteligência. Temos que ter um time unido e quando falo em time, estou me referindo às pessoas que trabalham com você, em sua emissora. Desafie sua equipe. Você vai receber ideias ótimas de todos que estão com você neste período complicado. Juntos somos mais fortes”.

Flexibilidade, Coragem, Parceria e Responsabilidade

O rádio e a TV vivem um momento desafiador. Os especialistas destacaram pontos importantes e mudanças que estão acontecendo no mercado e no trabalho da comunicação com o isolamento social e a pandemia. Essa transformação, segundo os especialistas, passa por quatro valores: Flexibilidade, Coragem, Parceria e Responsabilidade.

A parceria com a sociedade, com outras emissoras e anunciantes foi apontada por Morgado. “O desafio tem sido enorme, principalmente na parte comercial. Temos que pensar na sobrevivência do mercado, das agências e anunciantes. Além disso, é preciso coragem para pensar fora da caixa”.

A flexibilização das relações trabalhistas, do conteúdo e a responsabilidade do meio rádio foi abordado por Luiz Ferraretto. “As empresas, para se recuperarem, vão precisar do rádio. Por maior que seja a crise”.

Liderança, gestão da marca, o mercado de comunicação agora e depois da pandemia, as experiências bem-sucedidas os valores fundamentais para superar a crise, a integração entre as mídias e o futuro do jornalismo também foram debatidos pelos especialistas.

Para Ferraretto, a redação do futuro é o celular. “A gestão da informação irá passar pelo celular. Tudo vai mudar, mas não a essência. O rádio vai ficar mais coloquial e haverá uma mistura de conteúdo”.

 Em breve teremos novas edições do “Aerp Ao Vivo”. Fique atento às nossas comunicações para participar.