A Aerp – em sintonia com a Abert, a Abratel e todas as Associações Estaduais das Emissoras de Radiodifusão – manifesta apoio irrestrito à política pública, anunciada pelo Ministério das Comunicações, de inclusão da funcionalidade de recepção das transmissões de rádio FM em todos os aparelhos celulares fabricados no Brasil: o chip de rádio no celular.
Celebramos o compromisso público assumido pelo ministro Fábio Farina, em evento recente promovido pela Tribuna de Comunicação e Fecomércio, em Natal (RN), favorável a pauta defendida anos a fio pelo setor, uma tendência no mundo todo e que se concretiza em território nacional.
O ministro informou, na ocasião, que está trabalhando para viabilizar a recepção do rádio FM nos aparelhos celulares de forma livre e gratuita, sem a necessidade de utilização de wi-fi ou plano de dados.
“Esta luta não é de hoje, é resultado da persistência e atuação conjunta de todo o setor, organizado ao longo dos últimos anos pensando não só na radiodifusão, mas nas particularidades de um país como o Brasil, composto por regiões remotas e populações que seguramente vão se beneficiar muito da medida”, afirma o presidente da Associação, Michel Micheleto.
O chip de rádio no celular é uma medida que beneficia a sociedade, ampliando alcance, garantindo o acesso à informação, cultura e lazer em localidades remotas ou com déficit de sinal, além de ampliar a vida útil da bateria dos aparelhos e gerar economia no uso de pacote de dados.
Estudos demonstram que grande parte dos telefones celulares já possui condições técnicas para o recebimento dos sinais do rádio FM, bastando apenas a ativação de fábrica desta funcionalidade no aparelho, o que permitirá que milhões de brasileiros ouçam gratuitamente a programação da rádio de sua preferência.
Portanto, entendemos que toda forma de apoio público a medida, neste momento é muito importante e bem-vinda.
@mincomunicacoes @aerp #notadeapoio #radiodifusao #chipfmnocelular