Segunda edição do encontro reuniu associados para discutir melhor alternativa para a cidade e outras praças da região
Associados do noroeste paranaense reservaram o final da tarde desta terça-feira (23/02) para a segunda edição do Aerp Business Talk – Maringá. Entre os temas do setor, normalmente discutidos, uma demanda regional específica ocupou a maior parte do encontro: qual seria a solução mais adequada, no atual contexto, para um controle periódico e confiável de audiência?
“Foi a partir da vontade de ouvir mais, de ajudar na convergência digital dentro das possibilidades de cada um e do entendimento que metas se estabelecem a partir de pesquisa, dados e inteligência que estamos nos esforçando para direcionar os encontros de acordo com as necessidades locais”, afirmou o presidente da Aerp, Michel Micheleto, na abertura.
Diante da preocupação recorrente de radiodifusores da região com a necessidade de uma aferição crível de audiência, o executivo de contas da Kantar Ibope Media, Douglas Damiani, foi convidado a expor em detalhes, alternativas de pesquisas mensais, que atendam às expectativas dos associados.
Além da própria demanda interna por dados que auxiliem no planejamento de programação e ações comerciais e institucionais das rádios, existe uma preocupação crescente, por parte das agências, com métricas e perfis de audiência mais detalhados, a exemplo dos relatórios produzidos por plataformas digitais.
Damiani apresentou, além da pesquisa completa, nos moldes das já realizadas em capitais e cidades de grande porte, uma modalidade simplificada, que apesar de limitar as possibilidades de ‘recortes’ e detalhamentos, gera índices importantes de penetração e perfil, por exemplo. O que, segundo o próprio executivo, pode não ser a solução mais adequada para uma cidade do porte de Maringá, mas cria uma nova perspectiva para emissoras localizadas em praças menores, afastadas dos grandes centros econômicos e que nunca tiveram condições de contar com pesquisas de audiência mensais.
Para Micheleto, agora cabe aos radiodifusores locais avaliarem o melhor cenário, se há necessidade de convocação de outros profissionais ou se é hora de bater o martelo e partir para outro tema.
“Esta é justamente a finalidade do Business Talk. Provocar discussões sobre questões importantes para o negócio e para o dia a dia do radiodifusor, trazer subsídios e profissionais que possam apresentar soluções reais e compatíveis com a nossa realidade, e por fim, criar um ambiente de cooperação para que decisões estratégicas sejam tomadas em conjunto, com apoio dos pares, segurança jurídica e confiança de ter feito uma boa escolha”.