A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) comemora 40 anos de existência neste mês de julho. Reunindo mais de 350 rádios no estado, a entidade foi fundada em 1975 por um grupo de sete emissoras que percebeu a importância da união para enfrentamento das constantes transformações pelas quais o meio vinha passando.
De fato, a partir desta mesma década de 70, o próprio Paraná mergulharia numa série de mudanças econômicas e sociais que exigiriam novos caminhos. Foi assim que, mais uma vez, o rádio compreendeu o contexto e se dasafiou a buscar uma reinvenção.
Hoje, em tempos que convergência da informação e tecnologia passaram de tendência para realidade, a radiodifusão paranaense mantém o valor da integração e vem utilizando o dinamismo e a interatividade que sempre a caracterizaram para se colocar no mesmo ritmo de evolução do meio.
“O rádio precisa ser multiplataforma para chegar a seus ouvintes. Ele tem que estar na internet, tem que ser lido e assistido; tem que estar na comunidade, envolvendo-se em ações institucionais, promocionais e de responsabilidade social. Estamos sim em um novo momento e não tem volta. O desafio futuro é reinventar-se”, avalia o presidente da Aerp, Márcio Villela.
Referência
Os projetos desenvolvidos pela Associação têm buscado sempre a inovação como foco. As ações pensadas para apoio e união do radiodifusor ganharam atenção de entidades mesmo fora do Paraná. Foi assim que a iniciativa da Aerp em levar o conhecimento para mais perto dos profissionais do rádio recebeu parceria da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Os cursos EaD promovidos por elas já deram oportunidade gratuita para cerca de 10 mil pessoas saberem mais sobre jornalismo, locução, leis, gestão, entre muitos outros assuntos que fazem parte do cotidiano no rádio.
Outro projeto da radiodifusão paranaense (Censo Econômico) também se tornou referência nacional. A partir de dados fornecidos mensalmente pelas emissoras, de forma sigilosa, a Associação passou a reunir informações que conseguem mostrar que o papel do rádio no mercado publicitário é muito maior do que todos pensavam. Esses números são inclusive utilizados pelo projeto Inter-Meios, conduzido pelo jornal Meio & Mensagem, para avaliar a participação do Paraná no mapeamento da publicidade no país e referendar as agências brasileiras.
A Associação ainda desenvolve iniciativas voltadas a apoiar as emissoras com assessoria técnica e jurídica, produção de conteúdo local, valorização da responsabilidade social, eventos para troca de experiências e aperfeiçoamento profissional, além de incentivo a novos entendimentos sobre a concorrência dentro do meio.