Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Aerp debate assuntos de interesse do radiodifusor

Por Comunicação. Publicado em 14/07/2020 às 15:43. Atualizado em 16/07/2020 às 16:09.

Para celebrar seus 45 anos, a Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) está realizando uma semana especial com diversos webinários. A programação está repleta de temas atuais, além de trazer depoimentos dos ex-presidentes da entidade relembrando histórias da radiodifusão no Estado.

A transmissão, que acontece das 11h às 12h30, vai até sexta-feira (17) pelas redes sociais da Associação. A apresentação é feita por Fernando Morgado que é coordenador-adjunto do Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS, professor da FACHA, escritor e consultor; juntamente com Daniel Starck, diretor geral do tudoradio.com; e Cristiano Stuani, gestor artístico da Massa FM Curitiba, Londrina e Maringá.

Em sua mensagem de boas-vindas, o presidente da Aerp, Michel Micheleto, destacou que esse ano é especial para o meio rádio, momento em que ele reforça sua credibilidade e companheirismo, e para a entidade no acolhimento do radiodifusor. “Nós temos como missão na Aerp ser a principal referência para a radiodifusão, atuando como parceira do radiodifusor no enfrentamento dos seus desafios diários, principalmente neste momento delicado que estamos vivendo”.

Conteúdo

O primeiro dia de transmissão teve como tema “Criação e desenvolvimento de conteúdos de alta performance” e contou com a participação de Luiz Benite, diretor executivo da Rede Massa FM e Jonas Vilandez, gerente de negócios musicais do Sistema Globo de Rádio.

Para Jonas Vilandez, o rádio precisa encontrar o ponto de sinergia entre o digital e o áudio. “Nosso negócio é o áudio. O digital está para nos ajudar a entregar a melhor experiência para o nosso ouvinte”.

O padrão de exigência da comunicação foi elevado com a internet e o meio precisa ser muito eficiente e autêntico na comunicação com seu ouvinte, explicou Luiz Benite. “Precisamos, mais que que nunca, voltar para a liberdade e sermos genuínos no rádio como antes. Eu gosto de usar o exemplo do Ricardo Boechat. Ele não era o Boecaht da bancada da TV, ele era o comunicador da rádio Band News. Os locutores precisam ter liberdade para darem o seu melhor, serem autênticos”.

Multiplataforma

A força do jornalismo e do esporte em tempos de multiplataforma” foi o tema do segundo dia de transmissão.

O que facilitou com o rádio em múltiplas plataformas, a importância das pesquisas no rádio, a gestão dos talentos, a opinião no rádio, a cobertura esportiva entre outros assuntos foram debatidos pelos convidados Rogério Afonso, diretor da Rádio Transamérica e JB Faria, radialista e sócio proprietário Rádio Paiquerê – FM 91,7.

O rádio evoluiu muito. Segundo JB Faria, as mudanças foram radicais. “No jornalismo e no esporte houve um crescimento muito grande do prestígio e da participação do rádio. As múltiplas plataformas contribuíram e somaram com o rádio”.

Já para Rogério Afonso, os diversos canais ajudaram muito o rádio, principalmente neste momento delicado que vivemos. “Hoje o ouvinte escolhe como ele quer acompanhar o rádio. O meio, dentro todos e com as múltiplas plataformas, é o menos prejudicado neste momento difícil que estamos passando; principalmente pela credibilidade do rádio”.

Reconhecimento

Durante esta semana especial, os ex-presidentes da Aerp estão tendo seus depoimentos reporduzidos, contando um pouco da história do rádio no Estado. O primeiro a participar foi um dos fundadores e ex-presidente da Aerp, Agustinho Seleski. “São muitas as recordações e lembranças da Aerp, desde sua fundação aqui em Francisco Beltrão até sua atuação estadual unindo todas as emissoras do Paraná. A nossa primeira sede, o primeiro telefone, tudo era simples, mas era nosso”, lembrou. 

Parte da história da Aerp foi relembrada pelo ex-presidente Alexandre Barros. Ele falou do reconhecimento e da relevância da entidade em todo o país e destacou as principais conquistas de sua gestão. “Particularmente tenho orgulho de três grandes passos que foram dados em minha gestão. A criação e defesa do rádio no celular com o projeto Radiophone, a criação do Aerp Jovem, com a missão de criar um núcleo de renovação que oxigene nosso negócio e forme novos líderes que nos ajudem a inovar com soluções criativas e a organização do planejamento estratégico e de comunicação da Aerp”.

Assista o primeiro dia de transmissão:

Criação e desenvolvimento de conteúdos de alta performance

Confira a transmissão do segundo dia:

A força do jornalismo e do esporte em tempos de multiplataforma