Há mais de 30 anos, a parceria garante aos paranaenses informação sobre os serviços de fornecimento, geração e transmissão de energia. A iniciativa também demonstra a valorização do Governo do Estado ao setor.
Fotos: Jonathan Campos/AEN
Foi renovado nesta segunda-feira (16) o Convênio entre a Copel (Companhia Paranaense de Energia) e a Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) para a veiculação de spots de utilidade pública sobre fornecimento, geração e transmissão de energia. O objetivo da parceria é o de informar à população sobre os serviços e ações da Copel no Estado.
O documento foi assinado no Palácio Iguaçu, em Curitiba (PR), pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior; o presidente da companhia de energia, Daniel Pimentel Slaviero; o presidente da Aerp, Caique Agustini, e pelo secretário da Comunicação Social e da Cultura, João Debiasi. Devido à pandemia, a solenidade foi restrita a apenas 10 participantes.
O presidente da Aerp, Caique Agustini, destacou que essa renovação é uma valorização da radiodifusão, especialmente, neste momento de pandemia. “Isso serve de modelo e também de incentivo não só para as emissoras, mas para o mercado tradicional, mostrando que o investimento em rádio vale a pena”, afirmou.
Ele acrescentou que a renovação do convênio também é fruto da estratégia e da determinação do governador. “Um homem da comunicação, que entende os valores e a necessidade da transparência e o relacionamento constante”.
O governador reforçou que essa é a segunda vez em que autoriza a renovação do acordo, mesmo em um cenário de baixa econômica em decorrência do combate à pandemia da Covid-19. “São empresas importantes que geram milhares de empregos e desempenham um papel importante na sociedade. O rádio tem o poder de comunicar com a grande cidade e também com o pequeno sítio lá da ponta, nos lugares mais afastados. E energia elétrica é um assunto de utilidade pública, que exige informações sobre desligamentos, manutenções. Vale lembrar que há muitos lugares que a internet ainda não chega, então a comunicação é feita somente pelo rádio”, afirmou.
“Vejo as emissoras de rádio como empresas que vão além da comunicação, geram emprego, renda e movimentam a economia. A renovação deste vínculo é a demonstração do respeito do Governo do Estado para com esse meio de comunicação”, acrescentou o secretário da Comunicação Social e Cultura, João Debiasi.
Com as veiculações, a Copel cumpre a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que determina que as concessionárias realizem campanhas sobre o uso seguro de energia elétrica. Contudo, para Daniel Pimentel Slaviero, o convênio permite levar informações sobre o bom uso da energia e sobre os direitos do consumidor.
“Isso contribui para a qualidade de vida da população, proporcionando maior autonomia na gestão do serviço e, também, na prevenção de acidentes. É um convênio que existe há mais de 30 anos e que nos permite ter uma força de comunicação sem igual”, destacou.
Convênio
O Convênio Aerp-Copel é mantido há 32 anos e envolve mais de 300 emissoras paranaenses associadas à Aerp. Desde o ano passado, todo o trabalho de divulgação dos serviços da Copel é feito com o monitoramento de streaming das emissoras, uma inovação que permite o controle da inserção dos spots em tempo real.
Ele prevê a inserção de 11 spots diários na programação de cada rádio, de segunda a sexta-feira. O que dá cerca de 100 mil divulgações por mês e pouco mais de um milhão por ano.
Para se manter no Convênio, a emissora deve estar em dia com o pagamento da fatura de energia elétrica, veicular os spots na quantidade e nos horários determinados em contrato e atender a todos os procedimentos de prestação de contas encaminhados pela Aerp aos associados.
Mais detalhes podem ser obtidos junto ao setor de Gestão do Convênio Aerp/Copel pelo email: [email protected] ou pelo telefone (41) 3252-1700.
PRESENÇAS
Em uma renovação diferente dos demais anos, onde dezenas de radiodifusores marcavam presença, a cerimônia de 2021, contou com a participação de um número restrito devido à pandemia. Participaram da reunião o diretor adjunto de comunicação da Copel, David Campos; o presidente do Sert-PR (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná), Cezar Telles; e os diretores da Aerp, Alexandre Barros, Rogério Afonso, Aline Rouge, Ilídio Coelho Sobrinho, Roberto Lang, Luiz Benite, Juliano Donato; e Ticiane Pfeiffer, superintendente da Aerp e do Sert-PR.