Conteúdo de postagens, mensuração de audiência e monetização estiveram entre os assuntos discutidos.
Durante esta semana (15 a 18), 28 emissoras participaram da primeira edição do Aerp Na Prática, curso ministrado pela especialista em mídias sociais e negócios na internet, Fernanda Musardo.
Foram 12 horas de treinamento, que envolveram assuntos que transcorreram desde a programação de postagens, mensuração de audiência, até a monetização. Fernanda também destacou a necessidade de haver sinergia entre o que vai para o ar e as redes sociais, sem contar o cuidado com a escolha dos conteúdos.
“Com todos os assuntos apresentados, o objetivo era fazer com que os radiodifusores compreendessem a importância da definição de metas para os canais e da análise das informações coletadas após as publicações. Além disto, a necessidade de se planejar conteúdos”, justificou Fernanda.
Bruno Cardial, diretor artístico e de marketing da Paiquerê 91,7 de Londrina, que participou do curso, destaca que o rádio tem algumas especificidades em relação a internet, o que possibilita um casamento único. “O curso ajudou na compreensão deste momento, tanto para as rádios que ainda não estão utilizando as redes quanto para as que já têm uma presença online bem firmada, caso da nossa emissora. Para as que já estão posicionadas existe toda uma lógica de posicionamento, mensuração e monetização, o curso ensinou bem isso, de uma forma didática e prática. Com certeza vamos utilizar bastante o conhecimento adquirido”, avaliou.
Mayara Alonso, que faz parte do time de marketing da Maringá FM, também exalta a praticidade do curso. “O curso clareou muito sobre a forma adequada de se montar o mídia kit para vender as redes sociais, incluindo informações relevantes, audiência, formatos e como vender. Nossa equipe vai trabalhar nisto”, afirmou.
O treinamento também veio de encontro às necessidades que o rádio vem enfrentando neste cenário digital. “Com as aulas foi possível compreender e ao mesmo tempo desenvolver, várias ideias de como é possível alcançar resultados com as redes sociais e portais de informação. A oportunidade de realizar um curso on line e ao mesmo tempo aplicando na prática nos deixou mais confortáveis, pois tínhamos exercícios que possibilitavam o aprendizado”, disse Eder Balbino, diretor de marketing da Paiquerê FM 98.9.
Não só profissionais de marketing participaram do curso, o proprietário da Rádio Itaipu FM, Flávio Ghellere Junior também esteve presente. “Foi um excelente curso, no qual pudemos nos inteirar sobre a realidade das mídias sociais que serão cada vez mais úteis aos nossos negócios e também despertar para algumas oportunidades. Parabenizo a Fernanda Musardo e a Aerp pela iniciativa”, destacou.