Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Aerp reúne emissoras de Curitiba para discutir práticas comerciais

Por Comunicação. Publicado em 25/06/2015 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 17:51.

Top 10 - 1

A sala de reuniões da Aerp foi o espaço compartilhado por 16 rádios de Curitiba e região para discutir o mercado publicitário no estado. A reunião deixou de fora a concorrência entre as emissoras e colocou em pauta única os desafios enfrentados por todos no cenário comercial. Esta foi a primeira reunião Top 10 de 2015, realizada nesta quarta-feira (24), por iniciativa da Aerp. O objetivo é mostrar aos associados que a integração e a colaboratividade podem ser grandes diferenciais para a radiodifusão paranaense.

De fato, este momento de discussão é uma oportunidade inédita entre as associações. Inicialmente articulada com as emissoras da capital – que se reúnem desde 2013 – a ideia tem sido levada a outras cidades do estado, por meio dos Encontros Regionais, também organizados pela Aerp. Aos poucos, as rádios do interior também têm compreendido a proposta de se reavaliar os conceitos de competição e diferenciais de mercado.

Top 10 - 4Na sequência, Nanci Cardoso (Mundo Livre e 98 FM), João Santos (GRPCOM), Douglas Proença (RB2) e Marcelo Gramazio (Banda B)

Na reunião desta quarta, mais uma vez ficou claro que as maiores dificuldades vivenciadas pelas emissoras estão todas interligadas pelo mesmo cenário. Ainda que se leve em consideração as especificidades de cada empresa de radiodifusão, a Top 10 evidencia entre os participantes que o concorrente maior não está na frequência ao lado, e sim nos desafios enfrentados pelo meio rádio. “Não foi fácil conciliar as diferenças entre as empresas e o histórico desgastado de competição. Mas conseguimos, porque entenderam que precisamos olhar para o futuro. A concorrência não deve estar entre nós; somos companheiros profissionais e compartilhamos o mesmo segmento de mercado. Se esse segmento se fortalece, todo o nosso meio ganha. A filosofia tem que mudar, rápida e drasticamente”, afirma o presidente da Aerp, Márcio Villela.

Entre os principais assuntos debatidos durante o encontro, o atual momento econômico, o novo perfil do consumidor brasileiro e os aportes cada vez maiores para os meios digitais colocaram os participantes a repensar muitas de suas práticas comerciais. “Precisamos tirar proveito dessa inquietação para criar ideias e caminhos independentes de concorrência, mas que possam ir em defesa de um meio que todos aqui compartilhamos”, diz Juliano Donato, da Rádio Mais AM, de São José dos Pinhais.

O valor dos números

Top 10 - 5Márcio Villela enfatiza importância de uma análise científica do atual cenário; ao lado de Luiz Benite (Massa FM), Juliano Donato (Mais AM), Gonçalo Tomazoni (Massa FM), Marcelo Pires (Rede Fenix) e Augusto Oliveira (Caiobá FM, Ouro Verde FM e Difusora AM)

 

De acordo com o presidente Márcio Villela, é preciso sim muita criatividade e inovação para acompanhar as transformações do mercado. Segundo ele, um dos caminhos para maior destaque no meio e otimização dos potenciais do rádio está na adoção de uma visão mais analítica e científica por parte dos gestores da radiodifusão. “Estamos aqui compartilhando experiências e dados porque temos que evoluir. Ainda são poucos os que entendem o quanto a ciência e os números podem nos auxiliar nesse rumo”, acredita.

Top 10 - 3(ao centro) Maria Odete (Rádio T) sugere caminhos para evidenciar números comprovados pelo Censo Econômico – com Josué de Almeida (Gospel FM), Michel Micheleto (Banda B) e Marcus Andreoli (Clube FM e Lumen FM)

Para reforçar a ideia, Villela mostrou o impacto que um projeto como o Censo Econômico – outra ação pioneira da Aerp – pode representar no mercado publicitário. “Basta que a emissora informe mensalmente à Associação alguns dados financeiros. A partir daí, o trabalho é todo da Aerp e feito de forma sigilosa. Reunimos e interpretamos os números com o apoio de toda uma metodologia; com isso comprovamos a real dimensão do nosso meio e passamos a ter uma referência fiel e melhores condições para negociação”, explica. Pelos dados coletados até o último mês, o Censo Econômico aponta que a fatia do rádio no bolo publicitário paranaense é de cerca de 10% – contrariando a estimativa de 4,5% gerada por pesquisas mais generalizadas.

“As informações que a Aerp está nos trazendo aqui são muito importantes. Temos que ficar atentos a essa nova realidade. São tendências que não podemos mudar”, avalia o diretor da unidade Rádios do Grupo Paranaense de Comunicação, João Santos. Para o diretor comercial da Massa FM, Gonçalo Tomasoni Santos, além de maior atenção ao atual cenário e às novas relações de consumo, o momento propiciou subsídios para próximos passos. “Temos agora que cruzar os dados apresentados por todos aqui e entender com mais propriedade quem são os nossos consumidores de hoje. Esta imersão é fundamental”, sugere.

A próxima reunião Top 10 de Curitiba será realizada em um mês, também na sede da Aerp.

Fonte: Assessoria de Comunicação Aerp