O episódio 18 do AerpCast fala sobre o Censo do Rádio Paranaense 2022, com o presidente da consultoria XYZ Estratégia, Marcelo Romaniewicz
O AerpCast desta semana divulga os dados mais importantes do Censo do Rádio 2022. O levantamento traçou um perfil do setor no estado, incluindo aspectos econômicos, de conteúdo, audiência, investimentos tecnológicos e operacionais e ações sociais. A ideia do censo é dar parâmetro para que os radiodifusores possam acertar a condução de seus negócios e da sua programação.
Quem fala sobre o assunto é Marcelo Romaniewicz, presidente da consultoria XYZ Estratégia, responsável pela estruturação e planejamento da pesquisa.
O relatório traz, além dos dados computados pelo censo, uma análise econômica e um perfil de potencial de faturamento de cada região, com dados do IBGE, do Sebrae e outras fontes. Eles refletem uma percepção de mercado, de como os setores mais importantes da economia investem em comunicação.
Além de ajudar as rádios a desenvolverem seus planos de gestão e negócio, o levantamento também fornece ferramentas para destinar mais atenção, investimentos, recursos e políticas públicas ao setor.
Veja alguns números!
● 84% das empresas estimam aumento de faturamento em 2022.
● Notícias ainda são o carro forte e aparecem em 72,3% das emissoras.
● Mais de 85% das rádios vão manter ou aumentar equipes até o final de 2022.
● 78,8% dos associados estão satisfeitos com a atuação da Associação.
● Os serviços mais usados são o Convênio Copel, que abrange quase 62% dos associados, e também a Rede Aerp, com cerca de 47%.
E na coluna Rádio é Tudo, Daniel Starck fala sobre duas pesquisas de audiência recentemente divulgadas sobre o consumo de rádio no mercado americano que indicam tendências ao setor em todo mundo.
Vem dar o play aqui: