Por Marinna Protasiewytch
A reestruturação de empresas e adaptações ao novo normal tem cada vez mais exigido dos empresários e dos próprios funcionários um desenvolvimento multitarefas. E é por isso que um conceito produzido pelo ramo de softwares e tecnologia acabou sendo adaptado para empresas de comunicação.
Baseado em métodos ágeis e gestão ágil, o agile marketing é uma ferramenta que pode ajudar radiodifusores a realizar mais projetos com a mesma equipe e com mais assertividade. Felipe Collins, professor de agile marketing e métodos ágeis na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) resume o que esta metodologia significa. “De maneira sintética agile marketing é um modelo de métodos ágeis, tanto na parte de operação quanto na parte de mentalidade aplicado ao dia a dia e a vida de um profissional de comunicação” explica.
Apesar de parecer complexo, o conceito traz uma liberdade para dividir um problema em tarefas menores, que devem ser realizadas em ciclos. Ao fim de cada ciclo, uma parte funcional do projeto é entregue e assim o desenvolvimento se torna mais eficaz e os resultados mais ágeis.
“Todas as premissas adotadas por este método passam pelo uso racional de recursos de tempo, dinheiro, pessoas. Você vai conseguir aplicando o agile marketing mais aprendizados e mais descobertas e por isso uma performance superior a de quem está operando dos mesmos jeitos tradicionais de sempre” contextualiza Felipe.
Ágile marketing no rádio
É possível adotar esta metodologia de trabalho em basicamente qualquer negócio, e o rádio não fica de fora. “O impacto de se trabalhar com a premissa de agile marketing pode ser significativo tanto na velocidade de se colocar uma nova proposta de valor a um programa, um anúncio e até uma forma de se ter clareza total das métricas, sejam de negócios, sejam editoriais.”
Dicas básicas para aplicar o Agile marketing na sua rádio
– Forme uma equipe multifuncional
Enxergue na sua equipe, profissionais multitarefas e que estejam aberto a novos conhecimentos. Você pode trabalhar com times enxutos, contanto que o alinhamento seja constante e a comunicação sempre direta e transparente.
– Fomente a cultura organizacional colaborativa
Quando todos sabem para onde estão indo e quem está responsável por cada processo fica mais fácil estar alinhado. Reuniões são formas simples e propícias para que os membros da equipe assumam compromissos perante os demais e se atualizem do andamento da empresa como um todo.
– Mude seu mindset
Projetos de curto prazo são mais eficazes e desperdiçam menos dinheiro. Programe sua linha de pensamento para propostas de até 30 dias e mude conforme o mercado e o mundo se movimentam sem perder tempo e dinheiro.