Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

As principais competências do gestor 4.0

Por Comunicação. Publicado em 25/06/2020 às 11:06.

Hierarquia, padronização e controle fazem parte de um modelo tradicional de gestão, que está ficando cada vez mais defasado nas empresas. A tecnologia avançada e colaboradores superconectados exigem uma forma de gerenciamento mais compartilhado e linear.

Essa nova liderança, conhecida por liderança 4.0, é uma referência à 4ª Revolução Industrial, por se tratar de uma transformação tão poderosa, como a vivenciada pela máquina a vapor, eletrônica ou o início da informatização.  “Nesse novo mercado, o profissional precisa se desprender dos conceitos antigos de hierarquia e usar as aptidões de todos os colaboradores a favor dos objetivos da empresa”, explica o consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler.

Apesar de muitas empresas adotarem novos modelos de hierarquia, há no Brasil muitas empresas familiares, onde a centralização de poder ainda é valorizada e vista como a melhor forma de gerenciar pessoas. Para Márcia Cristina Ananias da Silva Rubez de Castro, coordenadora do curso de graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos no Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) sempre vamos nos deparar com níveis hierárquicos e com a necessidade de respeitar os superiores e a empresa. “Muitos líderes que atuam no mercado de trabalho atual desenvolveram suas carreiras em ambientes onde a centralização e poder de decisão eram o único modelo conhecido e entendem como a melhor prática de gerir equipes e empresas”.

Ainda de acordo com Márcia, os gestores podem se desprender do controle adotando algumas práticas como confiar na sua liderança; saber ouvir, tirar dúvidas e dar instruções claras e precisas; ser cordial e conhecer a equipe. “Valorizar as competências e habilidades dos integrantes, favorece a delegação de poder e autoridade, valoriza as novas ideias e opiniões e reforça o engajamento dos colaboradores na busca de resultados individuais e coletivos. 

Liderança

As empresas entraram na chamada 4ª Revolução Industrial onde os principais focos são as pessoas, a sociedade e o meio ambiente. Para atuar neste ambiente os novos líderes deverão conhecer e desenvolver as seguintes competências elencadas pelos especialistas:

  • Saber lidar com as diferenças: compreender a diversidade existente, as culturas e habilidades interpessoais.
  • Agilidade de Aprendizagem e Compreensão: habilidade de se atualizar rapidamente, mensurando experiências e conhecimentos obtidos no passado para soluções no presente e futuro.
  • Inteligência Emocional: a capacidade de conhecer e saber lidar com suas próprias emoções, compreender e saber se relacionar com os outros.
  • Decisões Rápidas: compreender o próprio negócio, saber tomar decisões complexas de forma racional, capacidade para responder às mudanças encontrando oportunidades em ambientes de incerteza.
  • Resultados: saber conciliar a geração de resultados com formação de pessoas, mantendo aumento de desempenho.
  • Pessoas: compreender como manter equipes engajadas, reter e desenvolver talentos, saber motivar, desafiar e proporcionar contribuição criativa e proatividade.
  • Habilidades pessoais: saber ouvir e se comunicar, ser flexível e compreender suas limitações e oportunidades de autodesenvolvimento.
  • Gerenciamento de conflitos: os problemas são compreendidos como necessidade de melhoria e aprendizados, contribuindo para maior envolvimento das equipes e compreendendo que a responsabilidade da empresa está em primeiro plano. Aprendem a utilizar os feedbacks de forma constante e positiva.
  • Inovação: São incentivadas as habilidades individuais para que exista maior criatividade e identificação de oportunidades, com aprendizados constantes.
  • Comunicação não violenta (CNV): um processo conhecido pela capacidade de inspirar ação compassiva e solidaria, abrindo caminhos para inovações em equipe.

Os novos líderes deverão desenvolver estas habilidades e competências, além de estarem preparados para mudanças em relação a cultura, valores e missão das organizações 4.0.