Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

As principais tendências de podcast para 2020

Por Comunicação. Publicado em 28/01/2020 às 10:18. Atualizado em 30/01/2020 às 08:33.

Vivemos a era de ouro dos podcasts. Na última edição da Revista Sintonize apresentamos as vantagens e oportunidades do rádio com a popularização dos podcasts. (confira a matéria)

De acordo com um relatório da Edison Research, publicado pela Crunchbase, o podcasting tem mostrado um crescimento explosivo a cada ano, com um aumento de popularidade de 27% em 2019 em relação ao ano anterior.

Graças ao crescente número de pessoas ouvindo podcasts, eles estão rapidamente se transformando em um excelente meio para anunciantes – e a expansão deve continuar em 2020. É o que indica um estudo publicado pela Improve Podcast, com base em diversas pesquisas do meio entre os anos de 2018 e 2019.

Confira as 6 tendências de podcasts para 2020

1. MONETIZAÇÃO

O aumento de popularidade dos podcasts deve resultar em acréscimo dos ganhos para os criadores de conteúdo. Contudo, a monetização via podcasts não é uma tarefa fácil, uma vez que as plataformas de distribuição não pagam nada para os conteudistas. Logo, toda monetização provém de patrocinadores, cujo processo pode ser demorado de se obter.

De acordo com a Crunchbase, algumas startups de Adtech, como a Chartable, estão tentando mudar essa realidade, com a criação de rastreadores que cruzam o endereço IP de um ouvinte ao endereço IP do comprador, permitindo que os podcasters reivindiquem a atribuição de ouvintes que não usam a sua URL ou código promocional durante uma compra.

Além da plataforma da Chartable e dos patrocinadores, os podcasters também podem monetizar através de sistemas de crowdfunding, doações, vendas de produtos e produzindo conteúdos pagos, que podem ser mais funcionais à medida que mais pessoas comecem a inserir os podcasts no seu cotidiano.

2. ANÚNCIOS BASEADOS EM DADOS

A utilização de inteligência artificial e big data pode trazer informações valiosas a respeito do perfil por trás dos ouvintes de podcasts, possibilitando a criação de conteúdos segmentados e propagandas direcionadas. Por exemplo, pode-se descobrir que ouvintes nos gêneros de Jogos & Hobbies ou Crianças & Família são mais propensos a consumirem produtos como doces, biscoitos e pizza congelada, segundo a Improv Podcast.

3. APRESENTADORAS MULHERES

A medida que a fama do podcasting aumenta, o público se torna mais diverso. A PodPesquisa de 2018 mostrou que apenas 15% dos ouvintes brasileiros de mídia de áudio se identifica com o gênero feminino. Nos Estados Unidos, segundo a Edison Research, as mulheres representam 37% da base de ouvintes mais recentes. Estes números, porém, estão crescendo ano a ano, e especialistas do setor já estão notando uma nova e significativa demanda por podcasts apresentados por mulheres.

4. TRADUÇÕES

Muitos outros mercados emergentes, além do Brasil, estão entre as estatísticas de crescimento da popularização dos podcasts, como China e Índia, por exemplo. Alguns produtores estão investindo, por isto, na tradução e localização de alguns podcasts famosos de língua inglesa, como o famoso Dr. Death, da Wondery, com episódios lançados em espanhol, alemão, francês, mandarim, coreano e também português.

5. INVESTIMENTO EM QUALIDADE

Segundo a análise da Improve Podcast, a qualidade de áudio, edição e conteúdo são alguns dos principais fatores que levam mais pessoas a ouvirem podcasts – ou escolherem entre um programa em vez de outro. Portanto, o investimento na qualidade poderá ser um dos principais fatores que vão distinguir os podcasts de sucesso dos que cairão no esquecimento.

6. DESAFIOS

A superação de todos estes desafios tende a ser de suma importância para criadores atraírem mais ouvintes em 2020. Para finalizar, a Improve Podcast sugere que mais e mais consumidores devam ser educados em termos de descoberta de podcasts. A PodPesquisa 2018 parece estar de acordo com esta afirmação, já que a maior parte das descobertas do universo dos podcasts, pelo público brasileiro, se dá pelo boca a boca entre amigos, ou pelo marketing de blogs, sites e portais.

Fonte: Portal Consumidor Moderno, com informações da Improve Podcast.