A prática diária de Midfulness pode ajudar a manter um estado maior de atenção
Várias empresas recomendaram que seus funcionários trabalhassem de casa, a fim de minimizar a chance de contágio e proliferação do coronavírus. Porém, muitos não estão acostumados com esta nova dinâmica. Em casa existem muitas distrações e estímulos. Por isto, é muito comum haver mais dificuldade em manter atenção e concentração nas atividades e na entrega de resultados.
Mas, como manter a atenção plena com tantas informações e preocupações? Segundo Patricia Thomaz, instrutora de Mindfulness e fundadora do Infinity Instituto, a prática diária de Midfulness (atenção plena) pode ajudar a manter um estado maior de atenção. “Podemos incluir isso nas atividades mais básicas como escovar os dentes ou tomar um banho com atenção plena. Até nas mais desafiadoras como estar presente, atento e concentrado, em uma aula online. Quando estou presente, passo a perceber melhor detalhes que passavam despercebidos. Então, um banho quente pode ser uma hora muito agradável do dia se eu perceber a temperatura da água e as sensações de bem-estar, do que se estiver com a mente nos problemas e preocupações”.
Pode até parecer trivial, com exceção do fato irritante: nossa mente tem a tendência de levantar voo, literalmente. É comum estarmos ouvindo o diálogo de alguém e de repente, perceber, que nossos pensamentos já estão em outro lugar. Pensando o que fazer no jantar, no trabalho que precisa ser entregue, etc. É muito comum preocupar-se com o futuro, ainda mais no momento vivido. E isso aumenta, e muito, a ansiedade.
Patrícia explica que ao praticar Mindfulness, ativamos regiões do cérebro ligadas, por exemplo, à sensação de bem-estar. “A prática diária nos ajuda, ainda, a aproveitar as pequenas bênçãos do dia que passam despercebidas em uma mente mais focada no negativo. Quando estou em modo mindful posso sentir um grande prazer e alívio ao contemplar uma paisagem, por exemplo, estando presente nesse momento. Na maioria das vezes, nossa mente tumultuada e repleta de preocupações nem permite perceber esses instantes”.
Ainda de acordo com a instrutora deMindfulness e fundadora do Infinity Instituto, a técnica dá autonomia para reagirmos diante das dificuldades com mais estratégia de ação e não de reação, além de transformar a qualidade de vida. “Muitas das nossas reações são baseadas no automatismo, no pré-julgamento ou no estado interno de estresse. Percebemos as pessoas mais motivadas a progredir, ao aprender que os padrões reativos habituais decorrem de hábitos inúteis da mente que podem exacerbar a angústia; por meio de sentimentos como o medo e pensamentos, por exemplo, baseados em negação e discrepância”.
Produtividade
Para manter a produtividade elevada no home office é preciso gerenciar melhor o tempo. Patricia ressalta que a prática do Mindfulness é eficaz para manter a produtividade. “Se queremos nos manter produtivos durante 4 horas seguidas da manhã, podemos colocar uma pausa no meio dela e fazer uma prática com atenção plena na respiração. A pausa irá nos ajudar a manter a eficiência. Durante ela, ao perceber o ar entrando e saindo, o movimento do corpo na inspiração e na expiração, vamos desenvolver ainda uma postura de ausência de controle, de estar aberto a tudo que surge na experiência e a lidar com a realidade com mais aceitação e menos sofrimento”.
Se for difícil começar sozinho, Patricia indica usar aplicativos de Mindfulness ou fazer aulas online com instrutores, que são preparados para ensinar toda a técnica e podem acompanhar diante das dificuldades, até isso se tornar um hábito na sua rotina.