Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Colaboratividade em nova dimensão

Por Comunicação. Publicado em 21/05/2020 às 08:54.

Os especialistas são unânimes – a crise causada pela pandemia vai provocar uma profunda reestruturação econômica, social e organizacional.

Segundo Cezar Taurion, CEO da Litteris Consulting, a crise passa, mas, as consequências das atitudes tomadas, vai deixar marcas. “Acredito que no mundo pós-Covid serão essenciais declarações de propósito que definam não apenas a relação com os funcionários, mas como todos os stakeholders (indivíduos e organizações impactados pelas ações da empresa), e que deverá obrigatoriamente ser parte do DNA da organização. Assim, cada vez mais ecossistema integrados e colaborativos passarão ser o novo contexto de negócios. A colaboração passa a ser uma exigência para estar no negócio”.

O mercado de trabalho já vinha passando por uma transformação. De acordo com Eduardo Córdova, CEO do market4u, a pandemia, acelerou a mudança. “De acordo com um estudo da Intuit Research, mais de 30% da população americana já tem sua vida profissional na Gig economy (modelo de negócio e de trabalho, como os profissionais que atuam, por exemplo, como freelancers). Esse modelo de trabalho é muito mais flexível e adaptável. Acredito que este é o caminho: os profissionais ganham mais autonomia e força na relação, as empresas se tornam um intermediário entre os profissionais e seus consumidores”.

Mas, quais os benefícios da economia colaborativa? Eduardo explica que ela é muito sustentável. “Você não precisa de um carro, você quer é se locomover. Você não precisa de um apartamento na praia por 12 meses, você quer usá-lo nas férias. Ou seja, ela segue a tendência de usarmos as coisas sem que precisemos tê-las”. 

Laboratório de Ideias

Desde 2015, a Aerp vem disseminando a colaboratividade pelas cidades por onde passam seus Encontros Regionais. Ao falar sobre concorrência, mercado, a Associação incentiva o rádio paranaense a ser mais colaborativo e assim compartilhar desafios e experiências. Neste momento de crise, a Aerp inovou mais uma vez e criou o Laboratório de Ideias.

O Laboratório de Ideias é um grupo de WhatsApp que acolhe o radiodifusor para compartilhar ideias e soluções que estão dando certo nas emissoras, independente do setor.

Segundo Michel Micheleto, presidente da Aerp, o espaço é mais do que um grupo de WhatsApp. “É um ambiente de construção, de teste, de criatividade que surgiu da sugestão de um radiodifusor, e que foi prontamente acolhida. No Laboratório de Ideias todas as iniciativas são muito bem-vindas”.