Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Como a alimentação pode fortalecer a imunidade?

Por Comunicação. Publicado em 09/04/2020 às 11:26.

Mesmo que algumas fake news digam que existem alimentos “milagrosos” que ajudam no tratamento ou na prevenção da Covid-19, a verdade é que a imunidade é formada por um conjunto de fatores que atuam contra diferentes doenças, vírus e bactérias.

A nutricionista Elaine Imbiriba explica que não podemos elencar um único alimento ou uma vitamina para resolver um problema de saúde. “A alimentação consiste em um dos quatro pilares para fortalecer a imunidade. A imunidade está associada ao controle do estresse, ao sono, atividade física e alimentação”.

A alimentação, segundo Elaine, é um dos pilares mais importantes porque consiste na manutenção do organismo saudável. “Você dorme melhor quando tem uma qualidade alimentar, tem melhor exposição de dopamina e serotonina e tem o aumento da imunidade”.

Normalmente, as pessoas se preocupam com a quantidade de calorias, cortam os carboidratos e se esquecem das vitaminas. “As vitaminas são responsáveis por 90% da qualidade na nossa imunidade”, lembra Elaine.

Alimentos

Mas, quais alimentos devemos comer? Ricos em quais vitaminas? Elaine conta que o primeiro é a água. “As pessoas se esquecem de beber água e agora que estão com a rotina mudada mais ainda. Devemos tomar de um litro e meio a dois litros por dia”.

Temos que ingerir vegetais, principalmente os verdes escuros – rúcula, espinafre, couve e brócolis. “Um estudo científico recente foi realizado na China e foi provado que uma xícara de brócolis por dia aumenta a resposta bronco protetora asmática, que é muito importante nesse processo de controle da Covid-19”, lembra Elaine.

As frutas e verduras devem ser coloridas. Roxas, amarelas, vermelhas, alaranjadas. As frutas com essas cores são ricas em carotenoides, que tem ação antioxidante. Elaine esclarece que essas frutas contêm substâncias que vão proteger as células do que vai atacá-las. “É importante comer duas a três frutas diferentes por dia. Não adianta ficar só na maça e banana. Cada fruta tem uma vitamina e mineral na composição”.

Os minerais como selênio e zinco são importantes e fáceis de encontrar, de acordo com Elaine. “Duas castanhas por dia e você já terá a quantidade necessária desses minerais”.

Home Office

home office passou a fazer parte da vida de muita gente nos últimos dias. O susto com o novo coronavírus e a obrigatoriedade de quarentena mudou a rotina de trabalho de grande parte do mundo de uma hora para a outra.

Elaine ressalta que a qualidade nutricional para quem está trabalhando home office é mais importante ainda. “Uma boa alimentação vai ajudar a modular o estresse e a ansiedade gerada por toda essa situação alterada”.

As pessoas que estão na linha de frente – médicos, enfermeiros e a imprensa – têm um grande risco de exposição. “É importante consumir a vitamina C, o própolis (fonte antioxidante). Uma receita que acho bacana é um shot (preparo concentrado). Meio limão ou laranja espremido e um pouco de canela e você já tem a quantidade de vitamina C para o dia todo”, explica Elaine.

Alimentação é a nossa base. Como último recado Elaine alerta que não existe um milagre, mas conhecimento correto. “Coloque comida de verdade na sua mesa. Reclamávamos que não tínhamos tempo para preparar a refeição, que não tínhamos tempo para escolher os alimentos, acredito que toda situação nos dá uma oportunidade de rever tudo o que nos incomodava. Nutricionalmente acredito que temos a oportunidade única de ficarmos melhores e mais fortes”.