Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Como encontrar o público certo em cada ponto de contato?

Por Comunicação. Publicado em 08/07/2021 às 14:49. Atualizado em 16/07/2021 às 12:26.

Identificar o ouvinte em cada player ajuda no direcionamento da programação e publicidade. Na matéria, o diretor da Nextdial, Thiago Fernandes, explica como a emissora faz para conhecer de forma mais completa seu público em todos os touchpoints. Confira!

Por Fernanda Nardo.


Em um cenário extremamente dinâmico e competitivo é preciso inovar e saber como usar a tecnologia para atender os diferentes públicos nos mais variados touchpoints, os famosos pontos de contato. Na atualidade, a emissora precisa trabalhar em conjunto com agências e anunciantes, que estão mais exigentes e desejam obter mais controle dos seus investimentos de mídia. Neste sentido, a g estratégia de gestão de dados é fundamental.

Para se ter uma noção da importância dos dados, a Kantar Ibope Media, lançou o estudo Media Navigator, no qual mostra que cerca de 38% das empresas disseram que um dos desafios para as estratégias de publicidade e de planejamento das marcas é definir o perfil de seu público em todos os pontos de contato de mídia. 

No rádio, não é diferente. Conhecer o ouvinte em cada ponto de contato faz parte das estratégias para direcionar de forma mais assertiva a programação e publicidade. Na atualidade, é urgente que o setor de radiodifusão esteja em sintonia com a transformação digital que o mercado exige, para não perder ouvintes e anunciantes. 

Mas como a emissora pode fazer isso de maneira eficiente? Segundo o diretor da Nextdial, Thiago Fernandes, é possível conhecer o público em todos os pontos de contato por meio da integração com o player e a base de ouvintes da rádio.

“A rádio tem diversos pontos de contato com o ouvinte: WhatsApp, promoção, player web e aplicativo. A partir deles, ela pode coletar dados e, estimulando o ouvinte a se identificar no player web ou aplicativo, utilizá-los associando àquela sessão de escuta, monitorada pela Nextdial e consolidada em relatórios para o anunciante”, explica. 

Com o monitoramento é possível identificar o público, graças ao acesso aos dados de perfil, assim como conhecer seus comportamentos. Com estas informações é possível desenvolver campanhas mais assertivas. Para o diretor da Nextdial, uma maneira eficiente de estimular esse contato e a identificação dos ouvintes é por meio das promoções. “A promoção é a ferramenta mais forte de coleta de dados que o rádio tem e pode permitir ao anunciante encontrar o público certo”.